x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 20.022

Contabilização de Restaurantes

Leilton Pedro de Brito

Leilton Pedro de Brito

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 13:34

Boa Tarde!

Estou cuidando da contabilidade de um restaurante, onde o mesmo não tem controle de estoque, logo encontrei diversas dificuldades, tais como:

1 - Como devo lançar o estoque?
2 - Ele emite somente 40% de notas da receita total de vendas, para pagar o valor do simples menor. Só que 90% da receita dele entra no banco, como contabilizo?
3 - E os cartões de crédito, como contabilizarei também? Para cada valor no banco referente a cartão de crédito, deveria ter uma nota fiscal?

Obrigado.

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 21:26

Leilton, boa noite!

Tentarei de ajudar...

1 - Como devo lançar o estoque?

Como não existe acompanhamento do estoque, sugiro que faça um levantamento no início e no final do período a ser contabilizado.
Lance a baixa do estoque (CMV) usando a fórmula do inventário periódico:

CMV = Estoue inicial + compras - estoque final
Lembrando que essas compras refere-se a compra de insumos para a produção dos alimentos...


2 - Ele emite somente 40% de notas da receita total de vendas, para pagar o valor do simples menor. Só que 90% da receita dele entra no banco, como contabilizo?

Isso é um grande problema! Neste caso, sugiro que você converse com o seu cliente, explicando os riscos que ele (e você) corre com a sonegação e etc. Lembre-se que você como contador é responsável!

3 - E os cartões de crédito, como contabilizarei também? Para cada valor no banco referente a cartão de crédito, deveria ter uma nota fiscal?

Na verdade as notas fiscais devem ser emitidas na data da venda, não no recebimento em conta! Sugira que ele faça um controle das notas fiscais emitidas separando o que foi recebido em dinheiro, em cheque, em cartão de débito e em cartão de crédito. O valor a ser recebido você lança como créditos a receber no AC.

Caso o cliente não aceite as sugestões de mudança, avalie até que ponto é válido manter esse perfil de cliente em sua carteira...

Espero ter ajudado...

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]
Leomar Garcia da Silva

Leomar Garcia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 15:36

Boa tarde,

Também peguei um cliente que atua neste ramos e enfrento este problema, mas no meu caso não é por má fé, mas por falta de estrutura mesmo. Meu cliente serve em torno de 80 refeições ao dia, mas emite NF D1 apenas para quem solicita. Desta forma não tenho como contabilizar estas saídas. Pensei em emitir uma NF D1 ao final do dia com o total de refeições mas não encontrei amparo legal aqui no RS.

Se alguém tiver uma alternativa?

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 10:23

Leomar, tenho um cliente que é uma lanchonete de faculdade... Hoje devido ao aumento no faturamento ela está emitindo cupom fiscal sobre as vendas a cada cliente... Antes disso, ela emitia a nota de quem solicitava e no final do dia emitia uma nota com o total das vendas sem nota fiscal. Não sei te dizer a questão do amparo legal, mais é melhor do que não emitir nenhuma nota.

Neste caso que eu falei, a minha cliente é do Simples Nacional.

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]
Leomar Garcia da Silva

Leomar Garcia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 14:17

Obrigado Pedro Paulo,

Também orientei o cliente a emitir uma nota no final do dia com o total do faturamento menos as notas emitidas. Futuramente já oriente i mesmo a implantar um ECF que acabaria com este problema.

Abç

Suelen Matsumoto

Suelen Matsumoto

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sábado | 17 maio 2014 | 12:04

Conforme a primeira questão referente a contabilização do estoque de um restaurante. Sendo que esse restaurante foi enquadrado a transmitir SPED Fiscal. Qual o procedimento correto para contabilizar e obter o controle de estoque, sendo que a empresa compra mercadorias de insumos para a produção de alimentos e vende pratos feitos? E suas contas correspondentes?

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sábado | 17 maio 2014 | 12:49

olá, peça ao teu cliente o extrato de recebimentos dos valores pagos pelas operadoras de cartões de débito / crédito, pois vc vai precisar desses extratos p/poder fazer a conciliação bancária.

boa tarde!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.