Se a empresa realiza revenda de mercadoria o custo da mercadoria vendida será formado pelo preço pago na aquisição da mercadoria mais os custos diretos e indiretos ocorridos até o momento da venda (transporte, estocagem, etc). O seu cliente deverá manter um controle do estoque para transmitir as informações necessárias para a contabilidade. A contabilidade deverá adotar um método para custeio (PEPS, UEPS ou Custo Médio) sendo o UEPS não aceito fiscalmente. Sei na prática que é difícil obter essas informações quando lidamos com empresas pequenas e empresários iniciantes ou desinformados. Cabe ao contador orientar o empresário a melhor forma de controlar o estoque. Já vi casos em que por falta de informações o lançamento contábil do custo é realizado no final do exercício através de inventário. Exemplo: O saldo final do estoque no exercício anterior era de 10.000,00. A contabilidade registrou 40.000,00 de compra de mercadorias. O cliente através de inventário informou para a contabilidade que o saldo em estoque no final do exercício atual é de 20.000,00. A contabilidade efetua a seguinte conta: 10.000,00 + 40.000,00 - 20.000,00 = 30.000,00. Ou seja, a empresa teve um custo de 30.000,00 de mercadorias vendidas. Verifique se a porcentagem do custo ficou proporcional ao tipo de mercadoria vendida. Exemplo: Se a receita com venda de mercadoria no exercício foi de 100.000,00 e o custo 30.000,00 a média do custo das mercadorias vendidas será de 30%. Para cada 100,00 de mercadoria 30,00 foi o custo. Para cada ramo do comércio existirá uma média de custo que poderá variar bastante usando como exemplo uma empresa revendedora de bebidas e uma importadora. No seu caso fica complicado realizar o lançamento de custo sem a informação do estoque final. Desrespeitando os princípios da contabilidade a solução seria o cliente informar qual a média do custo das mercadorias que ele vende efetuando uma análise bem superficial e aplicar está média sobre o total vendido no exercício.