x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.424

Distribuição de lucros acumulados em 2013 para encerramento

Ana Paula Soares

Ana Paula Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 17:17

Boa tarde!

Estou encerrando o balanço de uma empresa do lucro presumido de 2013, onde tenho um saldo de lucros acumulados referente a 2012 e 2011 no valor de R$ 36.000,00. O lucro apurado do exercício de 2013 é de R$ 137.000,00 no qual fiz a distribuição total, eu posso fazer a distribuição do lucro acumulado de 2011 e 2012 para regularizar a situação em 2013? Esta será encerrada em fevereiro de 2014 e preciso saber qual a forma correta para distribuir este lucro acumulado sem que o cliente pague imposto.

Quanto a distribuição do lucro acumulado ele continua isento da tributação do imposto de renda? Se somar os lucro do exercício e o lucro acumulado terei um total de R$ 173.000,00 para distribuir entre os dois sócios dando um valor de R$ 86.500,00 a cada sócio, ultrapassando o limite de R$ 73.669,95 para declarar na DIRF. Este valor continua isento ou sofrera tributação?

Desde já agradeço a atenção dos colegas.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 17:21

Ana Paula,

Distribuição de lucros feitas de acordo com o saldo apurado em contabilidade é isento de IR independente do valor distribuído.

O que você tem que ver é se haverá saldo em caixa que suporte a contabilidade de Janeiro e Fevereiro de 2014, para que no encerramento não há ´´estouro`` de caixa.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Adriana Balabenute

Adriana Balabenute

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 março 2014 | 15:10

A empresa no regime Simples Nacional está com valor alto em Lucro Acumulado e agora estou transformando esta empresa de empresário para limitada, o sócio não quer aumentar o Capital não fez retirada desde sua Constituição 2011, porque está com a intensão neste ano 2014 comprar imóvel em nome da empresa, o que devo fazer o Capital da empresa é de R$ 20.000,00 o valor acumulado já contando com fechamento de 2013 ficará com uma acumulo de quase R$ 200.000,00.

Estou fazendo a transformação desta empresa de empresário para limitada e colocando no contrato que os sócios farão retirada mensal, com este lucro acumulado, posso diminuir o pro labore e completar a outra parte que normalmente é retirada com a retirada de lucro?

Se sim tenho que no fechamento de 2013 já transferir uma parte destes lucros acumulado, para conta de lucros a distribuir?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.