x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.058

Balanço Abertura Simples Nacional Lucro/Prejuízo

Pablo Jonas

Pablo Jonas

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 11:53

Bom dia Amigos,

Por favor poderiam me ajudar, pois estamos começando o ano de 2014 em acordo com a NBC TG 1000 fazendo balanço de abertura para todos os clientes do Simples Nacional, que até então fazíamos somente o livro caixa.
Quando inventaríamos o Ativo - Passivo + Capital Social, algumas vezes apuramos Prejuízo ao invés de lucro, ta correto?

Conversei com um amigo meu contador e ele me orientou a deixa o saldo do livro caixa em R$ 100,00, pois não ecriturávamos o banco antes e agora precisamos apurar o saldo do mesmo. Estamos distribuindo lucro contabilmente para fecharmos com os R$ 100,00.

Minha dúvida é??? Podemos distribuir lucro no exercício anterior contabilmente, e no balanço de abertura apurar prejuízo de acordo com o inventário Patrimonial? Esse procedimento pode acontecer?

Por favor, se alguém puder nos ajudar seria muito importante começarmos o ano escriturando corretamente.

Muito Obrigado,
Pablo.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 00:45

Marcelo,

Ainda que houvesse apuração de lucros no balanço de abertura, a sua eventual distribuição não estaria isenta do IR.

Somente a partir dos lucros apurados com a contabilidade propriamente dita é que fariam jus a isenção, respeitadas as normas dispostas pela legislação vigente, entre elas, que não haja débito de impostos junto a SRF pela entidade pagadora.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
HELEYLTON PEREIRA DIAS TOLENTINO

Heleylton Pereira Dias Tolentino

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 11:59

bom dia amigo,

aproveitando o assunto gostaria de tirar algumas duvidas a quem puder me ajudar,

fiz o balanço de abertura de uma empresa do Simples Nacional em 01/08/2014 e ao final do balanço de abertura foi apurado um lucro de R$ 20.306,32 (credito) e ao fazer o encerramento do exercício em 31/12/2014 foi apurado um prejuízo de R$ 14.375,31(debito).

como foi identificado acima na duvida do colega não posso fazer o aproveitamento do lucro no prejuízo ?
contabilizando o lançamento abaixo ?

D-LUCRO ACUMULADO
C- PREJUIZO ACUMULADO
VL. 14.375,31
ficando assim meu lucro acumulado em R$ 5.931,01 e zerando meu prejuízo ?

quem puder me ajude por favor,

grato,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.