x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.137

Implatação de Saldo que não tinha na contabilidade anterior

Luciano Lourenço de Gouveia

Luciano Lourenço de Gouveia

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 22:43

Boa noite a todos,
Sou novo aqui no Fórum, e tenho uma dúvida...se alguém puder me ajudar, fico muito grato.
Quero implantar saldos que não existiam na contabilidade anterior, como a conta "clientes a receber" e saldo de banco.
Gostaria de saber como proceder,pois a empresa quando estava na outra contabilidade, era do regime Presumido e agora passou para a contabilidade que eu trabalho como Lucro Real.
A contas que citei acima não tinham antes, e agora preciso implanta-las, porém não sei como contabilizar uma contrapartida,visto que as contas mencionadas não possuíam saldos de balanço anterior. O outro contador, deveria ter criado essas contas, porém não as criou, contabilizou direto no caixa contra receita.

Desde já agradeço a atenção.
Luciano

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 22:58

Luciano, boa noite.

Dessa forma, supõe-se que o saldo da conta Caixa ficou com saldo a maior no exercício anterior, em decorrência dos lançamentos das vendas totais como a vista.

Diante disso, não levando em questão os saldos finais informados aos órgãos fiscalizadores, eu debitaria as Contas Bancos e Duplicatas a Receber, contra o crédito da conta Caixa, que em tese, teria que ter saldo suficiente para cobrir esses lançamentos.

Logicamente antes disso, notificaria o cliente sobre as omissões encontradas na contabilidade.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 17:47

olá, como o saldo do caixa não vai cobrir os saldos de "clientes a receber" e saldo do "banco", sugiro, se houver tempo e tiver a documentação disponível, que se faça a conciliação do faturamento x clientes x banco.

bom trabalho e bom fim-de-semana à todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.