x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.913

Distribuição de Lucros Empresa do Simples

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sábado | 22 fevereiro 2014 | 11:35

Bom dia Companheiros de Profissão.Estou precisando distribuir lucros de uma Empresa optante pelo Simples Nacional, a pedido dos sócios. Mas esta Empresa possui apenas Prejuízos Acumulados e nada de lucros até o momento, porém no seu ultimo exercício obteve um lucro expressivo .Agora gostaria de saber se eu posso distribuir todo este lucro do exercício ou não?Devo compensar primeiro todo o prejuízo acumulado antes?
Gostaria da ajuda dos senhores!!!
Tenham um bom final de semana...

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sábado | 22 fevereiro 2014 | 11:59

olá, deve-se compensar esse lucro c/os prejuízos anteriores, então, se houver saldo disponível, fazer a distribuição aos sócios, em conformidade com cláusula previsto no contrato social (o contrato social deve definir como quando e como poderá ser usado o lucro contábil apurado no exercício).

bom trabalho e bom fim-de-semana!

Adriana Balabenute

Adriana Balabenute

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 março 2014 | 15:12

Estou com mesmo problema da Ariane, a empresa no regime Simples Nacional está com valor alto em Lucro Acumulado e agora estou transformando esta empresa de empresário para limitada, o sócio não quer aumentar o Capital não fez retirada desde sua Constituição 2011, porque está com a intensão neste ano 2014 comprar imóvel em nome da empresa, o que devo fazer o Capital da empresa é de R$ 20.000,00 o valor acumulado já contando com fechamento de 2013 ficará com uma acumulo de quase R$ 200.000,00.

Estou fazendo a transformação desta empresa de empresário para limitada e colocando no contrato que os sócios farão retirada mensal, com este lucro acumulado, posso diminuir o pro labore e completar a outra parte que normalmente é retirada com a retirada de lucro?

Se sim tenho que no fechamento de 2013 já transferir uma parte destes lucros acumulado, para conta de lucros a distribuir?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.