x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 10.964

Como Contabilizar A Devolução De Apartamento Já Quitado?

MARCIA LUCIA DO NASCIMENTO DANTAS

Marcia Lucia do Nascimento Dantas

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 10:26

Bom dia caros colegas,

Estou com uma dificuldade em proceder com a contabilização de fato ocorrido em minha empresa, o cliente comprou um apartamento financiado em 2010 e terminou de quita-lo no final de 2012, em Julho de 2013 ele devolveu este apartamento não estou sabendo como proceder com os lançamentos desta devolução, por favor se alguém puder me ajudar, fico grata.

OBS: O valor devolvido a ele foi pago pelo caixa.

Att: Marcia Dantas




Maria Dantas
Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 10:54

Poderia explicar oque você quer dizer com "devolveu este apartamento"? A empresa (Pessoa Jurídica) comprou o apartamento em 2010 financiado, quitou a dívida em 2012 e vendeu o apartamento em 2013?

MARCIA LUCIA DO NASCIMENTO DANTAS

Marcia Lucia do Nascimento Dantas

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 11:18

Ola Rodrigo me perdoe, pois me expressei muito mal, segue os detalhes

Trabalho em uma empresa de incorporação imobiliária ela vende apartamentos na planta, e ela vendeu o apartamento em 2010 para o cliente, que terminou de pagar o apartamento no final de 2012.

Em julho de 2013 o cliente procurou a minha empresa pedindo para fazer a devolução do apartamento, a empresa aceitou e fez o reembolso do valor que ele havia pago.

Ai é que vem a minha duvida, como devo contabilizar esta devolução, o dinheiro devolvido ao cliente saiu do caixa.

Maria Dantas
Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 17:36

Você deverá levar em consideração todos os lançamentos contábeis realizados de 2010 a 2012 durante a quitação do financiamento pelo cliente.

Se possível informe esses lançamentos, pois na devolução do cliente basta estornar os saldos nas contas de adiantamento ou resultados futuros.

MARCIA LUCIA DO NASCIMENTO DANTAS

Marcia Lucia do Nascimento Dantas

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 15:36

Ola Rodrigo desculpe a insistência, mas como não tenho experiência fiquei meio perdida, vou relatar melhor os fatos:

em 2010 o cliente comprou o apartamento 374.885,00 : D- Cliente (ativo) e C- Receita Diferida (passivo), durante o ano de 2010 ele quitou 65.709,00 D- Caixa e C-Cliente (ativo)

em 2011 o cliente pagou 117.776,00 D- Caixa C- Cliente (ativo)

em 2012 o cliente pagou 191.400,00 D- caixa C- Cliente (ativo)

Em julho de 2013 o cliente procurou a minha empresa pedindo para fazer a devolução do apartamento, a empresa aceitou e fez o reembolso do valor que ele havia pago 374885,00.

Ai eu devo fazer o lançamento desta forma?
D -Receita Diferida e C -Cliente
D -Cliente C- Caixa
E como vou colocar este apto no estoque?

Desde já lhe agradeço!

Maria Dantas
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 21:13

olá, a orientação do colega acima está correta; deve-se fazer a reversão das provisões c/impostos também;
faltou o lançamento da baixa do estoque que foi levado a custo, gentileza localize esse lançamento pois este também vai ser revertido.
de posse das informações que vc já passou, ficando faltado a provisão dos impostos e baixa do estoque poderemos deixar pronto os lançamentos p/vc fazer no teu sistema.

bom trabalho e boa semana a todos!

Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 10:30

Estorne todos os lançamentos que você realizou na venda:

D - Receita Diferida (Passivo)
C - Caixa (Ativo) 374.885,00

D - Imóveis a venda (Ativo)
C - Devolução de Vendas de Exercício Anterior (Resultado)

D - Impostos a compensar (Ativo)
C - Devolução de Vendas de Exercício Anterior (Resultado)

Tarcísio Mattos

Tarcísio Mattos

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 11:11

Prezados,

Na Empresa Lucro Presumido, foi apurado e pago os impostos quando foi feito o recebimento das parcelas de aquisição do apartamento.

Considerando que a venda e o pagamento dos impostos foram no exercício anterior, e que a devolução está ocorrendo no exercício atual. Como devo proceder:

Os impostos pagos foram PIS, COFINS, CSLL e IR. Com a devolução do apartamento e do valor pago, como é o procedimento para abater o valor pago dos impostos ?

Pode ser no imposto a pagar no próximo mês ?

Pode ser feita a compensação como no caso do ICMS ?

E quais seriam os lançamentos da compensação do imposto pago e a pagar ?






O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.