x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.503

Anelisa

Anelisa

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 10 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 22:11

Boa noite tenho uma empresa com quatro meses ela foi aberta como lucro real nesse tempo o faturamento dela triplicou sou muito nova no minha atuação na empresa cuido do administrativo e financeiro da empresa porém sinto inexperiência da parte do meu contador sempre que perguntou qual procedimento eu e minha equipe devemos tomar para que ele possa me apresentar números já que isso não foi feito ainda e eles que falta dados da parte do escritório, ele quer me cobrar consultoria gostaria de saber qual a real função do contador e qual a postura que ele deve tomar com clientes que estão iniciando a atividade sem experiência alguma

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 04:06

Bom Dia,


Anelisa,

Nao sei o que voce acordou com o seu contador, em relacao ao escopo do trabalho a ser desenvolvido por ele para a sua empresa, mas informo que é obrigatório, exigencia do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) a existencia de um contrato de prestacao de servicos contabeis, o que a titulo de sugestao devera ter no minimo:

"CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO
O objeto do presente consiste na prestação pela CONTRATADA à CONTRATANTE, dos seguintes serviços profissionais:

1.1 - ÁREA CONTÁBIL
1.1.1 - Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes;
1.1.2 - Apuração de balancetes;
1.1.3 - Elaboração do Balanço Anual e Demonstrativo de Resultados.
1.2 - ÁREA FISCAL
1.2.1 - Orientação e controle da aplicação dos dispositivos legais vigentes, sejam federais, estaduais ou municipais;
1.2.2 - Escrituração dos registros fiscais do IPI, ICMS, ISS e elaboração das guias de informação e de recolhimento dos tributos devidos;