x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.203

Thaís Silva

Thaís Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 08:52

Bom dia!
Sou nova na área e tenho MUITA dificuldade com DFC.
Pode parecer uma pergunta bem boba, mas enquanto não conseguir sanar essas duvidas, não obterei exito em meu trabalho!

Estou realizando os lançamentos contábeis de Despesas, porém no sistema, não estou sabendo direito como Debitar e Creditar cada conta, pois na minha cabeça, tudo será debitado do Caixa e creditado conforme sua conta correspondente.
Estou certa?

O sistema que eu utilizo é o Contmatic e em " Cadastros/Saldos anteriores,Movimentação" lancei o Ativo e Passivo.
Já em "Lançamentos/Contábeis" estou lançando somente Despesas e receitas.

Alguém sabe me dizer se isso está correto?


Desculpem o incomodo e obrigada!

ANDRÉ LUIZ ALVES DE CARVALHO

André Luiz Alves de Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 22:59

Prezado Thais Silva,

Creio que sua dúvida não e sobre a DFC, e sim sobre os lançamentos das contas que vão impactar no resultado da empresa na DRE.

Veja bem o que você escreveu no seu questionamento - "Tudo será debitado do Caixa e creditado conforme sua conta correspondente".

Primeiramente você precisa analisar os fatos contábeis, pois nem sempre uma despesa será créditada no caixa, pois muita vezes esse dinheiro ainda não foi desembolsado pela empresa, são as chamadas provisões contábeis, ou muitas vezes são despesas pagar parceladas.

Exemplo:

As férias dos funcionários são provisionadas mês a mês para quando chegar no período das férias o dinheiro saia do caixa/banco e com isso o balanço mostrará a real situação da empresa.

C - FÉRIAS Á PAGAR
D - FÉRIAS

As receitas serão débitas no caixa quando houver o recebimento das mesmas, caso a venda seja á prazo será aberta a conta " clientes a receber"

att

Espero ter ajudado

André Carvalho
Encarregado Contábil
(069) 9237-1208
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.