x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.378

Rosely

Rosely

Bronze DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 09:14

Oi,

Tenho uma duvida aqui na contabilidade , em 2010 houve aquisição do terreno, sendo pago as parcelas do mesmo quitado em 2012, já em 2013 houve a venda do terreno q era agora e um imóvel, onde foi vendido.? Conclusão a venda do imóvel veio como debitando banco e creditando receita, como faço a baixo do mesmo sendo que o valor do imóvel e maior que aquisição, não houve material de custos na contabilidade de construção ( terceirizada) tenho muita duvida , em relação essa parte, já pesquise, vendo que na aquisição de terreno não devemos realizar a depreciação.

Alguém pode me orientar ?

Clayton da Rocha

Clayton da Rocha

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 10:33

Bom dia,
Esta certa quando diz que o terreno não sofre depreciação, o prédio por sua vez tbm deve estar classificado no ativo imobilizado e sofrendo a devida depreciação,

Na baixa do terreno:
D - Banco (AC)
C - Venda de imobilizado (RNO)
D - Custo de venda de imobilizado(CR)
C - Terrenos

Na baixa do prédio
Pela emissão e recebimento da Nota Fiscal de Venda:
D - Caixa ou Banco (AC)
C - Venda de Imobilizado (RNO)

Pela Baixa do Ativo:
D - Custo na venda de imobilizado (DNO)
C - Imobilizado

Pela baixa da depreciação acumulada:
D - Depreciação Acumulada
C - Custo na venda de imobilizado (DNO)

Pela apuração do ganho de capital:
D - Venda de Imobilizado (RNO)
C - Custo na venda de imobilizado (DNO)

Rosely

Rosely

Bronze DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 10:58

Bom dia,

Clayton da Rocha,

Aconteceu em 2010 a aquisição do terreno.

D - ATIVO / TERRENO
C - PASSIVO / A PAGAR OUTROS FORNECEDORES

No decorrer com o tempo em 2011 e 2012 quitada, pagamento do terreno.

D - PASSIVO / A PAGAR OUTROS FORNECEDORES
C - BANCO

Em 2013, o mesmo terreno hoje ele e um imóvel .

D - BANCO
C - RECEITA DE VENDA DO IMÓVEL

Como devo realizar a baixa deste imóvel, acredito que tenho que realizar ajuste de conta.

Clayton da Rocha

Clayton da Rocha

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 11:13

As notas ref. a construção do prédio, com materiais e mão de obra devem compor o valor do Imovel, durante a construção no grupo do imobilizado com "Obras em Andamento", depois de concretizada como "Prédios".
O Prédio que na aquisição não existia no Terreno hoje deve estar no seu imobilizado. E agora na venda deve ser baixado junto com o terreno.

O valor a ser baixado da conta de Terrenos no imobilizado será o que ja esta contabilizado. Se o valor de aquisição do mesmo foi 100.000,00 então:
D - Custo de venda de imobilizado(CR) 100.000,00
C - Terrenos(Imob.)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.