x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.786

contabilidade para ONG sem fins lucrativos

JOSÉ ANTONIO ARANTES

José Antonio Arantes

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 10 anos Domingo | 2 março 2014 | 12:40

Alguém que trabalha com contabilidade de uma ONG pode me passar informações de quais as obrigações contábeis tem uma ong diante do fisco , quais os procedimentos contábeis exigidos para uma ONG

quero obter informações para os procedimentos contábeis/fiscal para ong sem fins lucrativos
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Domingo | 2 março 2014 | 13:02

olá, baixe gratuitamente do site do cfc o livro:

- manual de procedimentos contábeis para fundações e entidades de interesse social

neste livro vc vai encontrar quase todas as informações sobre os aspectos legais e contábeis de ong's, associações, fundações, etc.

as obrigações fiscais são semelhantes as de uma empresa normal:
- obrigações anuais: entregar a rais, dirf, dipj, levantar bp, dre, dlpa, dfc, dmps com as notas explicativas, emitir o livro razão, o livro diário para ser registrado no cartório de títulos e documentos
- obrigações mensais: entregar a gfip, caged, emitir guias de pagamentos do inss, fgts, irrf descontados na folha, contribuições sindicais descontados na folha, irrf descontados nos rpa's, irrf descontados nas nf's de fornecedores, contribuições sociais retidas nas nf's de fornecedores, iss retidos nos rpa's, etc..., manter a documentação em boa ordem e conservação p/ possível averiguação de auditoria externa contratada e também a disposição de uma verificação fiscal e ao tcu.

>> caso eu tenha omitido, quer por esquecimento, alguma obrigação importante, de grande relevância, espero que algum colega, ao ler esta mensagem, que faça os acréscimos necessários.

boa semana e ótimo carnaval!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 5 março 2014 | 15:05

José Antonio
Boa tarde!

As entidades sem finalidade de lucros por geralmente movimentar verbas e convênios públicos, exigem transparência nas suas demonstrações, tendo uma interpretação técnica própria a ITG 2002- Entidade sem Finalidade de Lucros, onde estão dispostos todos os parâmetros para contabilidade.

www.crcsp.org.br

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Sábado | 21 junho 2014 | 21:50

Boa noite,

Estou com um projeto em mente, ser voluntária em uma Ong na minha cidade que esta começando.Gostaria de cuidar da parte contábil e fiscal deles, a Ong não tem Cnpj e nem Insc. Municipal, sou estudante de Ciências Contábeis, sei que não posso assinar nada, mas posso deixar todas as documentações em ordem, escritura-las e organiza-las. Mas para isso preciso de uma ajuda: como começo??? Por onde???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.