Kell Feitosa
Prata DIVISÃO 4Gostaria de saber no plano de contas o que vem primeiro: o grupo das Receitas ou das Despesas? e se tem alguma base legal?
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Kell Feitosa
Prata DIVISÃO 4Gostaria de saber no plano de contas o que vem primeiro: o grupo das Receitas ou das Despesas? e se tem alguma base legal?
Clovis Igarashi
Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade Kell
Boa tarde!
Veja no link abaixo, a estrutura de um plano de contas, com base legal do CRC.
www.crcsp.org.br
Bom trabalho
Rafael Mendes da Silva Berigo
Prata DIVISÃO 1, Gestor(a) Boa tarde!
Não existe uma ordem Kell com relação as contas de resultados, porém há algumas características e objetivos que devemos observar ao classificar um plano de contas, por exemplo:
- Atender às necessidades de informação da empresa;
- Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis; (Observar a Lei das SA 6.404/76 e 11.638/07)
- Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos usuários externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
Exemplos de Estruturas:
1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Custos, Despesas e Receitas
4 - Contas de Apuração
1 - Ativo
2 - PAssivo
3 - Custos e Despesas
4 - Receitas
5 - Contas de Apuração
1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Receitas
4 - Custos e Despesas
5 - Contas de Apuração
1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Receitas
4 - Custos
5 - Despesas
6 - Contas de Apuração
Saliento a importância do seu plano adaptar-se as atividades da empresa não somente as ordens dos Grupos como também as dos Sub-Grupos, para melhor compreensão da Administração.
Abraços.
Rafael Berigo
Telmo Biehl
Ouro DIVISÃO 2, Account Manager olá, creio ser muito bom conversar c/o suporte técnico do sistema contábil que vc opera p/saber se pode-se cadastrar o plano de contas na forma que se entende ser melhor p/a empresa, ou que deve-se seguir uma estrutura pré-configurada pelo desenvolvedor do sistema; já tive a oportunidade de operar sistemas contábeis onde deixava livre p/eu alterar o plano de contas; também usei sistemas onde eu não podia fazer muitas alegações, pois o sistema dispunha de uma parametrização de rede que permitia que a contabilidade se intercomunicar c/o setores financeiro, contas a pagar/receber, almoxarifado, rh, etc.
existe também certas atividades econômicas que possuem normas reguladoras próprias p/a contabilidade, onde que o profissional da contabilidade deve utilizar um plano de contas padronizado, como por exemplo: a contabilidade das instituições financeiras, das seguradoras, dos consórcios, das administradoras dos fundos de pensão, etc...
bom trabalho e boa semana a todos!
Kell Feitosa
Prata DIVISÃO 4 Muito obrigada a todos pela riqueza das respostas, pois foram bem mais detalhadas do que eu pretendia saber. A minha dúvida trata-se só em relação a ordem dos grupos receitas e despesas, pois sempre loquei primeiro o grupo das receitas e depois as despesas e agora estou mudando o programa e vi que lá a ordem é despesas e receitas, então fiquei na dúvida, mas vou conversar com o suporte para ver se posso continuar trabalhando da forma de sempre.
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