x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.457

Início de serviços contábeis para empresa com a contabilidad

Weslei Pereira Roberto

Weslei Pereira Roberto

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 11:11

Bom Dia!

Vi que esse assunto já foi tratado em outro tópico, porém, fiquei com dúvidas e como o mesmo encontra-se trancado, decidi criar esse tópico.

Fui contratado como presador de serviços por uma empresa que está no Lucro Presumido em Julho/2013 para fazer a sua contabilidade, fui informado pelo cliente que o último livro contábil que ele possui é de 2008, e que desde 2009 quando um outro contador assumiu os trabalhos não entregou nenhum registro contábil, apenas devolveu os documentos de caixa enviados à ele e enviou a DIPJ da empresa com a informação de escrituração por Livro Caixa. Já solicitamos diversas vezes ao contador anterior a entrega dos livros, porém sem sucesso.

Minha dúvida é, como devo proceder para corrigir a situação evitando problemas para mim e também para o cliente que pagou para o contador fazer o trabalho? Devo fazer um balanço de abertura e iniciar os lançamentos em Julho/2013 mesmo já havendo balanços patrimoniais até 2008, ou será necessário fazer a contabilidade retroagindo até o período ausente?

Um outro agravante nesse caso, é que a empresa possui 4 sócios, sendo que 2 deles faleceram no período em questão, um dos inventários já saiu e os herdeiros venderam as cotas aos demais sócios da empresa, foi emitido um novo contrato social, e pelo que fui informado, na ocasião deveria ter sido feito um balanço, que também não ocorreu.

Este é o cenário, por favor me ajudem.

Weslei Roberto
André

André

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 16:16

Olá, não poderá ser feito balanço de abertura, sendo que já existe balanços anteriores. O antigo contabilista deverá retroagir o período ausente. Pois é de responsabilidade do antigo contabilista. Já aconteceu algo parecido comigo, então procuramos o CRC que emitiu uma notificação ao antigo contador, se ele não colocasse em ordem poderia ter o registro caçado. Já tentou procurar o CRC?

Weslei Pereira Roberto

Weslei Pereira Roberto

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 15:20

Obrigado André!

Não entrei em contato com o CRC, o cliente não tem o interesse em prejudicar o contabilista anterior.
Vou conversar novamente com o cliente sobre o assunto.

Essa seria a única solução? Caso ele mantenha-se relutante à esta idéia, como devo proceder? Pois já estou com o período que me foi designado com atraso por não ter as informações iniciais para fechar o balanço de 2013.

Grato,

Weslei Roberto
Thiago Monteiro

Thiago Monteiro

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 16:20

Os livros e balanços foram devidamente registrados?

Caso não o tenham sido, é possível fazer um balanço de abertura.

Também é possível desclassificar a contabilidade anterior (não sei exatamente como se da esse processo) e fazer o balanço de abertura.

Ou ainda, a opção mais trabalhosa, escriturar tudo desde 2009, partindo deste balanço de 2008.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.