x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 9.572

Contas de natureza devedora no passivo

Luciara Alexandre

Luciara Alexandre

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 16:23

Olá Boa tarde!


gostaria de tirar uma duvida, não sei se vocês podem me ajudar, é apenas uma curiosidade...
Atualmente trabalho no dpto contábil de um escritório de contabilidade e faço faculdade de ciências contábeis.

sabemos que, as contas do ativo são contas de natureza devedora e passivo são de natureza credora,
porém, como pra toda regra sempre tem uma exceção, existem contas de credora no ativo.
Ex: Depreciação, provisão de devedores duvidosos...

minha duvida está no passivo, alguém sabe me informar se existe alguma conta do passivo que seja credora?
nunca presenciei esse fato na minha história contabilidade rs.

se alguém poder me responder ficarei agradecida.


obrigada.

att

Luciara Alexandre
Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Sábado | 15 março 2014 | 10:25

Olá Luciara,

As contas descritas por você do ativo estão corretas, porém, só para constar, não se utiliza mais a nomenclatura "provisão" para contas de ativo. Agora respondendo a sua pergunta, existem sim contas de natureza devedora no passivo. Essas contas são chamadas de "retificadoras".
Alguns exemplos de contas retificadoras do passivo: Capital Social a Integralizar, Ações em Tesouraria, Prejuízos Acumulados e etc..

Accounting is my life...
Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 10 anos Domingo | 16 março 2014 | 19:29

Boa Noite Luciara!

Creio que você quis dizer contas devedoras no Passivo ok? Sim, existem, como Ralphrodrigues disse acima! E só complementando, umas das contas mais usadas são as de Juros a Transcorrer de Financiamentos e Empréstimos.

Abraços

Rafael berigo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.