x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.897

livros contabeis

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 13:31

boa tarde

estou com a seguinte duvida:
estou começando a imprimir os livros contabeis para registro, e tem algumas empresas que constituíram em julho por exemplo, e nao tiveram movimento, (sem serviços por exemplo), algumas nao tiveram o ano inteiro, eu devo imprimir mesmo assim??

aguardo

obrigado

Leandro R. Nunes
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 13:43

Boa tarde, Leandro!

Sim, entende-se já na abertura de uma empresa, os livros fiscais e legais necessários sempre devem ser gerados, para ficaram à disposição do fisco,
claro que, enquanto não houver nenhuma movimentação, ou nos períodos sem movimentação não há o que se falar em escrituração dos livros fiscais e legais.
Mas devem ser impressos e estar disponíveis, caso ocorra uma fiscalização.


att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 18:12

Boa noite,


Livros Fiscais:
Os que podem ser encadernados juntos, podem ser o de Entradas, Saídas e Apuração do ICMS, separados pelos termos de abertura e de encerramento dos respectivos livros. o Livro caixa e o livro de prestação de serviços devem ser encadernados separadamente. Assim vc terá 3 livros.
1- Entradas, Saídas e Apuração do ICMS
2- Livro Caixa
3- Livro de Prestação de Serviços

Obs: Verifique junto a Secretaria da Fazenda de São Paulo qual o limite máximo de páginas por livro, geralmente os Livros fiscais podem ter no máximo 500 Páginas.

Quantos aos livros Contabeis:
Não tem necessidade de encadernar o livro razão separado do livro diário, e muito menos obrigatoriedade para isso, excetuando quando os livros for com muitas paginas, o que dificultaria a encadernação e manuseio; 2)- A sequencia do livro diária é a seguinte: Termo de Abertura, Diário, Balancete(s), Balanço patrimonial, DRE, DLPA e demais demonstraçoes exigidas, inclusive agora as notas explicativas, depois o plano de contas, pode se encadernar também nesta ordem uma lista dos históricos, e por fim o termo de encerramento. Tudo isso numerado automaticamente e cronológicamente por processamento de dados. Alguns profissionais preferem encadernar a listagem dos históricos logo após o termo de encerramento. Depois vem o termo de abertura do razão, o razão e em seguida o termo de encerramento.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
RODOLFO GOMES

Rodolfo Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 10 anos Sábado | 5 abril 2014 | 15:20

ola pessoal tenho uma pergunta que caiu em minha prova.
a empresa comercial difama ltda ,iniciou o mÊs de janeiro de 2000 com saldo em caixa 25.000,00 tendo estoque mercadorias no valor de 8.000,00. efetue os lanÇ. nos livros diÁrios e razÃo sabendo que durante o mÊs ocorreram as seguintes operaÇÕes, todas a vista:
05/01 compra de mercadoria no valor de 20.000,00
10/01 venda no valor de 12.000,00
12/01 venda no valor 10.000,00
18/01 compra de mercadorias no valor 10.000,00
25/01 venda no valor 7.000,00
31/01 a contagem fisica dos estoques existentes , tendo si constada a existÊncia de mercadorias no valor 15.000,00

alguem pode me ajudar ????? pra ver se fiz certo....desde ja muito grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.