x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.438

Amortização de empréstimo á sócios

Pablo Jonas

Pablo Jonas

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 13:23

Boa Tarde,

por favor, tenho uma dúvida quanto a amortização do empréstimo para sócios através da distribuição de lucros, ou seja:
Posso amortizar o empréstimo á sócios, com a distribuição de lucros do exercício?

D-Lucros distribuídos (PL)
C-Dividendos a Pagar (PC)

D-Dividendos a Pagar(PC)
C-Empréstimo á sócios (AC)

Grato,
Pablo

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:49

Boa tarde Pablo,

A conta "Empréstimo à sócios" é quando a empresa concede valores momentários para algum dos sócios. O que aparenta não ser o seu caso, e sim, "Empréstimo de sócios" que é quando o sócio empresa dinheiro para a empresa, se a situação for realmente esta segunda então você pode proceder a contabilização conforme mencionou. Apenas, saliento que você deve informar aos sócios que eles deveram declaram tais recebimentos quando forem elaborar a DIRPF.

At.
Marcos Vinicius

Pablo Jonas

Pablo Jonas

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 12:43

Boa tarde Marcos,
Grato pela resposta, porém meu caso é que a empresa emprestou dinheiro aos sócios. Posso amortizar quando da distribuição dos lucros?

Grato,
Pablo.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 13:17

Nesse caso pode sim, pois, a empresa irá liberar certa quantia monetária para os sócios, quantia essa que pode muito bem ser utilizada pelo sócios para quitar a sua divida para com a empresa. A contabilização pode ser realizada conforme você demonstrou. Apenas saliento que para casos de empréstimos existe os juros e o IOF sobre o montante concedido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.