x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.427

Distribuição de Lucros

Graziela Almeida

Graziela Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 13:50

Boa tarde!

Fiz uma pesquisa aqui no fórum e em outros sites e não obtive a resposta para minha dúvida, tenho uma empresa SN com lucros acumulados e lucros do exercício vindos do contador anterior, contudo, os sócios fazem as distribuição disfarçada de lucros, mas não há saldos na conta lucros a distribuir, posso transferir o saldo da conta Lucros Acumulados para fazer as tais distribuições disfarçadas entre os sócios? A contabilidade dessa distribuição como fica?

Por favor, caso alguém tenha uma fonte com mais detalhes de distribuições me indique.


Grata,

Graziela Almeida

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 19:06

olá, importante verificar se no contrato social da empresa se existe regras pré-definidas quanto as retiradas de pro-labores e quanto a destinação dos lucros auferidos pela empresa; caso não haja restrições, basta apenas transferir parte do saldo da conta "lucros acumulados" p/a cta. "lucros a distribuir", então as retiradas dos sócios devem ser debitadas na cta. "lucros a distribuir".

>> a distribuição disfarçada de lucros basicamente são aquelas retiradas indiretas de numerários, que o fisco entende por pro-labore indireto, que podem ser:
as despesas pessoais dos sócios pagos c/dinheiro da firma, por exemplo: água, luz, telefone da resistência do sócio, combustíveis, lubrificantes do uso particular do veículo do sócio, mensalidades escolares dos filhos, saques p/o cônjuge; logo todas essas despesas configuram como pagto. de pro-labores, sujeitos a tributação do inss (tanto a parte da empresa quanto ao do sócio) e desconto do imposto de renda quando os valores pagos excedem ao limite mensal da isenção.

bom trabalho!

Graziela Almeida

Graziela Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 15:25

Compreendi Telmo e agradeço seu auxilio, outra dúvida é sobre o lucro do exercício, no ano de 2012 foi apurado e está na conta de lucros do exercício, com o encerramento de 2013, eu também transfiro o saldo da conta Lucros do Exercício para os Acumulados e faço um lançamento com o valor de 2013?


Grata,

Graziela Almeida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.