x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.023

Parcelamento Lei 11.941

Adriana Santos

Adriana Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 09:11

A empresa Lucro Presumido vinha contabilizando mensalmente a provisão com juros sobre os tributos que não estavam sendo recolhidos.
Quando da consolidação do Parcelamento essa conta estava com saldo de R$ 43.943,92. Porém com a redução concedida o valor parcelado referente ao juros foi de R$ 36.746,00.
Como faço para contabilizar essa diferença de R$ 7.7197,92? Posso creditar esse valor direto na conta Receitas com Juros no mês da consolidação do parcelamento?

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 16:20

Mas a partir do momento que esse valor de despesa não ocorreu de fato, nada justifica vc está se debitando de um valor a maior da despesa de juros que de fato vc teve, portanto o correto seria estornar esse débito.

Adriana Santos

Adriana Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 16:27

Rodrigo Ruiz
Mas esses valores foram provisionados em outros exercícios.
Se eu fizer o estorno no mês da consolidação do parcelamento, a minha conta "DESPESAS COM JUROS" vai ficar com saldo credor.

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 17:27

Realmente por se trata de uma conta com natureza devedora não pode ter saldo credor.

Agora por outro lado se for lançado como receita vc teria que pagar Pis e Cofins sobre isso, o que eu acredito que o seu patrão não iria gostar.

Situação complicada! Mas enfim, será que não é possível abrir o período de 2013 e juntamente esses 3 meses de 2014 para que seja feito os devidos ajustes de modo qual o saldo não fique credor?

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 09:37


Adriana, eu estava pensando um pouco melhor sobre o assunto e o seguinte no seu caso realmente, já que existe a possibilidade de abertura do período então o melhor a fazer é o estorno do valor a maior. Agora no caso de período já fechado, o correto seria fazer um lançamento na Conta de Ajuste de Exercícios Anteriores dentro do Patrimônio Líquido.

Att.,

Rodrigo Ruiz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.