x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 11.009

Sou microempresa no SIMPLES sem funcionários. Preciso de con

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 11:22

Olá pessoal,

sou microempresa enquadrada no simples. Não tenho funcionários e a única coisa que meu contador me manda mensalmente é o DAS para eu pagar - coisa que eu mesmo posso fazer.

Minha pergunta: Preciso de contador? Eu mesmo não poderia gerar e pagar este DAS e anualmente contratar o contador apenas o IR e para fazer uma levantamento geral e ver se esta tudo certo?

Pago pouco mais de 500 reais por mês, ou seja, mais de 6 mil por ano, e para mim esse valor faz diferença.


Abs

Anderson de Moura Lopes

Anderson de Moura Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 11:36

Caro Felipe, se todos pensarem como você estarei desempregado, rs.
Mas vamos lá, o profissional contábil não emite apenas seu DAS, ele está antenado a legislação e demais obrigações que sua atividade exige, existe toda uma organização e estudos para você receber esse imposto.
Até entendo sua situação de, no momento, ser um custo elevado mas não pense que está pagando apenas pela emissão da guia.
Abraços e sucesso!

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 11:53

Obrigado Anderson, antes mesmo de vc me responder eu também já estava pensando nisso (não pago apenas a emissão do DAS mas a segurança da assessoria).

Minha pergunta veio de outros textos, onde pelo que li, devido a informatização e facilidade dos processos, 'haveria' uma tendência nas microempresas de não mais precisarem de contador e este passar a ter mais um papel de consultor do que de um prestador de serviço mensal de fato.

Por favor, não quero de forma alguma desmerecer a classe. São apenas dúvidas de um leigo com uma microempresa de receita apertada. : )

Abs

Anderson de Moura Lopes

Anderson de Moura Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 12:04

Felipe Lopes fique tranquilo , sem problemas.

Sei como funciona a cabeça dos empresários brasileiros.

O problema é que o governo lança os programas como a solução de todos os problemas, aí começam a vir as obrigações acessórias, que não são divulgadas na grande mídia porque burocratiza a operação e assim perde adesões e eleitores.

Aí fica para nós contadores tentar minimizar os impactos e custos.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.