Felipe Lopes
Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário Olá pessoal,
tenho uma microempresa no SIMPLES. Somos uma agência digital que desenvolve sites, logotipos, etc. Enfim, serviços digitais que quando contratados por qualquer pessoa/empresa de fora do município é assumido que ELA veio até nós (digitalmente) contratar o serviço aqui.
Ultimamente temos recebido pedido de clientes que moram no exterior e estou tentando implantar o uso do PayPal para receber estes pagamentos. Porém, o PayPal emite as faturas em dólares e depois posso converter em reais e finalmente enviar para nossa conta bancária. Nesse processo há uma grande diferença entre a nota que foi emitida (em reais pelo serviço) e o que entrou na conta bancária. Pois entre a emissão da nota e o recebimento do valor na conta bancária existem as seguintes etapas:
O valor da nota que foi emita > este valor é convertido em dólares para emitir a fatura para o cliente pagar (já há diferença devido ao câmbio que varia dia a dia) > o cliente paga e o PayPal subtrai uma taxa deste valor a título dos seus serviços > este valor é re-convertido em reais (nova diferença devido ao câmbio variável de cada dia) > o PayPal subtrai uma taxa deste valor pela conversão para reais > este valor é finalmente enviado para a conta bancária e o PayPal subtrai uma taxa deste valor a título de taxa de transferência para o banco.
Como podem ver, há uma grande diferença entre o valor inicial e o final e um controle difícil devido ao câmbio.
Minhas perguntas:
1. Como faço este controle? Abro uma conta somente para o PayPal? Como lanço perda ou ganho devido a variação do dólar?
2. Existe uma alternativa para receber pagamentos do exterior?
3. Como emito a nota fiscal para empresa do exterior? (uso a 'notacarioca')
Obrigado a todos e desculpem se pergunta for muito básica.
Abs