x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.241

PayPal - Como lanço já que recebo em dólares?

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 12:12

Olá pessoal,

tenho uma microempresa no SIMPLES. Somos uma agência digital que desenvolve sites, logotipos, etc. Enfim, serviços digitais que quando contratados por qualquer pessoa/empresa de fora do município é assumido que ELA veio até nós (digitalmente) contratar o serviço aqui.

Ultimamente temos recebido pedido de clientes que moram no exterior e estou tentando implantar o uso do PayPal para receber estes pagamentos. Porém, o PayPal emite as faturas em dólares e depois posso converter em reais e finalmente enviar para nossa conta bancária. Nesse processo há uma grande diferença entre a nota que foi emitida (em reais pelo serviço) e o que entrou na conta bancária. Pois entre a emissão da nota e o recebimento do valor na conta bancária existem as seguintes etapas:

O valor da nota que foi emita > este valor é convertido em dólares para emitir a fatura para o cliente pagar (já há diferença devido ao câmbio que varia dia a dia) > o cliente paga e o PayPal subtrai uma taxa deste valor a título dos seus serviços > este valor é re-convertido em reais (nova diferença devido ao câmbio variável de cada dia) > o PayPal subtrai uma taxa deste valor pela conversão para reais > este valor é finalmente enviado para a conta bancária e o PayPal subtrai uma taxa deste valor a título de taxa de transferência para o banco.

Como podem ver, há uma grande diferença entre o valor inicial e o final e um controle difícil devido ao câmbio.

Minhas perguntas:

1. Como faço este controle? Abro uma conta somente para o PayPal? Como lanço perda ou ganho devido a variação do dólar?
2. Existe uma alternativa para receber pagamentos do exterior?
3. Como emito a nota fiscal para empresa do exterior? (uso a 'notacarioca')

Obrigado a todos e desculpem se pergunta for muito básica.

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.