x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.398

como conferir a flha e o fiscal na contabilidade

Fernando de Jesus Bertolino

Fernando de Jesus Bertolino

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 12:49

Boa tarde pessoal!!
Estou começando agora a atuar na contabilidade, porém, estou com grande dificuldade nas seguintes situações:
ao importar a folha de pagamento com a contabilidade tenho que fazer a conferencia das seguintes contas: Pro-labore, salarios a pagar, inss, fgts, adiantamento, pensão alimenticia, ferias, 13º salario, etc.
As vezes o saldo do fgts que esta lançado no suistema nao bate com o do relatório, conseguintemente tenho que alterar essa conta conforme o relatorio.
A conciliação de fornecedores tmb me deixa sem saber o que estou fazendo, e o caso tmb dos impostos em aberto onde tenho que lançar em uma planilha.
Já na importação do fiscal para a folha, ao fazer a provisao das ferias e 13º , os valores dos encargos as vezes nao batem tmb, ond ajusto, enfim, gostaria de saber se tem alguem que possa me mostrar como faço passo a passo essas conferencias, e quais contas tenho que dar os pagamentos devidos. ou seja, me orientem o passo a passo da contabilidade em geral por favor, para que possa fica mais clara o que estou fazendo.
Obrigado.

Olá pessoal, sou novo no fórum, porém venho acompanhando vcs a um tempo já.
Gostaria que me orientassem, pois existe uma franquia de escritório Contabilidade cujo o nome é CSL o site é esse http://projetoscsl.blogspot.com.br.
Posso ou não arriscar?
Samuel Alves Dias

Samuel Alves Dias

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 15:51

Cara, isso vai variar muito do tipo de empresa que você está trabalhando ou o sistema de informação contábil que você usa. Mas a grosso modo, apesar de não ser o ideal, faria assim:

Primeiro - Comece pelo sistema de informação contábil, se os impostos e a folha estão sendo importados e não está batendo é porque tem algo errado. Verifique se os parâmetros estão corretos, e fique sempre ao lado do suporte técnico, porque cada sistema tem suas particularidades, fique por dentro do que o sistema pode oferecer. Geralmente esses sistemas permitem que você amarre quase todos os lançamentos, por isso é importante para que você não faça muita coisa manual, assim, evitando o erro.

Segundo - Geralmente, os lançamentos contábeis são importados do fiscal pelo CFOP, bem como os impostos. Então sugiro que pegue cada operação (CFOP) e confronte com o balancete da contabilidade. Por exemplo, você pega os saldos CFOP's de entrada de mercadoria (1.102, 2.102, 1.403, 2.403, ... ) e compara com o valor de entradas em estoque, ou valor de entrada para uso ou consumo (1.556, 2.556), com o valor de despesas de uso ou consumo, ou a conta cadastrada e por aí vai. Esses saldos de CFOPs você pode conseguir em um relatório do PVA.

Terceiro - Para conferir a folha seria interessante você ter o extrato mensal com o resumo por rubrica, a partir daí você vai ter que ver cada provisão e pagamento.

Quarto - Sugiro que você sempre confira saldos por terceiros.

Samuel Dias
Graduando de Ciências Contábeis
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mossoró - RN
[email protected]
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 21:33

olá, o problema pode estar na configuração dos parâmetros do sistema da folha: no momento de transmitir os dados da folha do mês p/o sistema contábil, pode estar havendo conflitos de dados, tipos como eventos da folha c/ duplicidade de eventos, uma mesma conta contábil, pode estar faltando a conta contábil cadastrada p/o(s) devido(s) débito(s) ou crédito(s) correspondente(s) do sistema da folha p/o sistema contábil; é bom contatar o suporte técnico do sistema da folha/ contabilidade, exponha p/eles essa situação pois de certo eles vão fazer os ajustes adequados, até por fim eliminar todos os lançamentos inconsistentes que vinham surgindo nas conciliações das contas contábeis.

boa noite!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.