x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 27

acessos 262.485

Baixa do Imobilizado - Lançamento

DANIELLE

Danielle

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2006 | 10:47

Bom dia!
O veículo utilizado pela empresa foi vendido. Como dou baixa do imobilizado? É pela diferença entre compra e venda? E as depreciações, como fica o que já depreciei? Gostaria de um roteiro de como proceder nesta operação.
Obrigada colegas!
Dani.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2006 | 11:32

Oi Danielle

O ganho (ou a perda) de Capital na venda de bens do Ativo Imobilizado é apurado pela diferença entre o valor do custo do veículo (já depreciado) e o total da venda.

Para demonstrar isto contabilmente faça os seguintes lançamentos:

Pela baixa da depreciação - Valor da depreciação

D - Depreciação Acumulada - Veículos (Redutora do Ativo Imobilizado)
C - Veículos (Ativo Imobilizado)

Pelo reconhecimento da Receita - Valor da venda do veiculo

D - Clientes ou Caixa ou Banco (Ativo Circulante)
C - Alienação de Bens do Ativo Permanente (Receitas Não Operacionais)

Pela baixa do veiculo - Valor contábil do veiculo já depreciado

D - Bens do Ativo Permanente Alienados (Despesas Não Operacionais)
C - Veículos (Ativo Imobilizado)

O lucro ou o prejuízo verificado na operação será demonstrado contabilmente pela apuração do Resultado Não Operacional do Exercício.

Este tipo de procedimento se dá tendo em vista o atendimento ao Fisco que exige a discriminação dos valores (contábil e da venda) de bens do Ativo Permanente na DIPJ e nas Demonstrações Contábeis e não apenas o valor do ganho ou da perda de capital.

Vânia Oliveira

Vânia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 25 abril 2008 | 08:17

Bom dia Pessoal!

Postei essa minha pergunta em outro tópico, mas acho que postei errado no tópico de Legislação Estadual....Desculpem.

Mas o que gostaria de saber é:

Uma empresa exclusivamente prestadora de serviço, quando vende o imobilizado tem que tirar Nota Fiscal ou um recibo com toda a identificação do comprador, é suficiente?
Essa venda será feita para outras pessoas físicas que são os colaboradores daqui.

Obrigada!

WELTON MENEZES GOMES

Welton Menezes Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 19:22

Tenho uma Duvida, Uma Associação religiosa (não paga IR), vendeu um terreno no valor de R$ 20 mil, tal imovel esta contabilizado na conta terreno por apenas R$ 700,00, qual tratamento contabil? a venda foi avista e em dinheiro. fico no aguardo

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 15:50

Maitê, se o veículo já foi totalmente depreciado, seu valor de custo será R$0,00 (zero).
Se sua empresa não for uma revenda de veículos, ou não tiver atividade relacionada com venda de veículos, a venda do veículo que você menciona será tributada como atividade não-operacional, incidindo os impostos normais da mesma.
Tudo depende do regime tributário no qual a empresa vendedora se encontra.
Para os lançamentos, adote o que se encontra no seguinte tópico:

Contabilização Venda Veículos

Abraço..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Marcia

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 09:48

Bom dia a todos!

Tenho um cliente que está enquadrado no Lucro Real, mas é uma associação sem fins lucrativos, portanto imune de impostos.
Em 2009 efetuou uma compra de um veículo para uso da associação no valor de 13.000,00.Agora em 2010, como não encerrei o balanço ainda, ela nos informou que vendeu esse veículo por 11.000,00.
Em 2009 fiz a depreciação deste veículo proporcional a data da compra.As receitas desta associação são apenas doações.Como lançar a receita desta venda?E os impostos, irá incidir algum?Para lançar a baixa da depreciação eu somo o que depreciei em 2009 + a depreciação de 2010?Se alguém puder me ajudar, agradeço a atenção.
Abçs
Márcia

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 10:01

Marcia Pernabel,

- A isenção do IRPJ e da CSLL para as Entidades Sem Fins Lucrativos assim como o conceito e as condições para que sejam consideradas imunes ou isentas estão dispostos nos Artigos 12º ao 18º da Lei 9532/97 .

- O § 2º do Artigo 15º do dispositivo acima dispõe que; "Não estão abrangidos pela isenção do imposto de renda os rendimentos e ganhos de capital auferidos em aplicações financeiras de renda fixa ou de renda variável" logo, se pode concluir que os ganhos de capital auferidos na alienação de bens do Ativo imobilizado estão isentos desde que "destine referido resultado, integralmente, à manutenção e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais". (Redação dada pela Lei 9718/98 )

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Marcia

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 12:39

Boa tarde ,desculpe pela demora e obrigada Ricardo pela ajuda!

Mas tenho uma dúvida quanto a receita, essa empresa não tem notas fiscais , então para a venda pode ser apresentado somente um recibo?


E quanto a uma outra empresa prestadora de serviços que pretende vender outro bem do ativo, precisa ser emitida nota fiscal de venda desse bem?

Obrigada e desculpe por tantas dúvidas!

Abçs

leticia dos santos freitas

Leticia dos Santos Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 14:34

Olá,, tenho uma duvida com relação ao ganho de capital, a entidade vendeu o imovel q tinha desde 1976 por um valor de R$ 250.000,00, o mesmo nunca foi contabilizado, com o recebimento aplicou o dinheiro em aplicações diversas e futuramente comprara uma nova sede, neste caso é devido o ganho de capital de 15%?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 15:18

Letícia,
No caso de isenção do IR. o prazo para aquisição de outro imóvel é de 180 dias.
Para ter uma ideia mais clara, pegue o programa de ganho de capital no site da Receita Federal, e ver instruções de preenchimento, lá está bem claro sobre o este assunto.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Elisabete de Souza Santana Alves

Elisabete de Souza Santana Alves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 15:49

Meu ativo imobilizado esta totalmente defasado, varios itens ja foram doados ,perdidos,ou sem condicoes de uso, porem ainda constam na minha conta contabil. Como poderia corrigir o mesmo? Somos uma assossiacao sem fins lucrativos(nao houve venda de nenhum desses bens). Poderiam me ajudar.

GILVAN DE OLIVEIRA SILVA

Gilvan de Oliveira Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 12:09

Boa tarde!
Colegas,

Estou precisando saber como proceder contabilmente diante dos seguintes fatos:

Tenho um imobilizado (veículo) que foi comprado por R$ 62.900,00 e já depreciado R$ 14.676,62 sendo que, comprei um novo veículo por R$ 85.000,00 onde, dei uma entrada de R$ 20.000,00 em dinheiro, R$ 40.000,00 como valor pertencente ao veículo que citei anteriormente e os R$ 25.000,00 restantes será financiado.

Desde já agradeço pela atenção!

Gilvan de Oliveira

JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 13:54

Boa tarde. Uma empresa adquiriu um veículo em 2010 e nunca foi feito a depreciação. Posso fazer, agora, em 2012, referente ao período anterior (desde a sua aquisição)? ou seja, o proporcional da 2010, todo o ano de 2011 e fazer um lançamento único em 2012?
Grata
Joana

Francisco  Moreira

Francisco Moreira

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 15:12

Joana Darc Macieira,

Boa tarde!

Respondendo a sua pergunta:

Sim. Deve trazer o valor do bem ao valor que não exceda o seu valor de recuperação. Nesse caso o seu bem esta supervalorizado. Efetue a depreciação em 2012. Contra a conta de resultado. É importante também que observe a necessidade de aplicação de testes de redução ao valor recuperável dos seus ativos.

Referências CPC 01 e CPC 27

At.,

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 23 setembro 2012 | 09:54

Bom dia, Joana Darc Macieira


Uma empresa adquiriu um veículo em 2010 e nunca foi feito a depreciação. Posso fazer, agora, em 2012, referente ao período anterior (desde a sua aquisição)? ou seja, o proporcional da 2010, todo o ano de 2011 e fazer um lançamento único em 2012?

Em síntese, de acordo com as fontes de estudos existentes, é possível afirmar com segurança que a contabilidade científica é voltada ao controle do patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações com reflexos das contas de resultado) de uma entidade e gerar informações dele, para o público interno (direção, proprietários e colaboradores) e também externo (fisco, governo, investidores e sociedade em geral).

Neste contexto, por ser uma ciência, é necessário obedecer técnicas específicas e métodos coerentes, com lisura e dentro da legalidade; no Brasil o principal órgão regulador é o Conselho Federal de Contabilidade, e pelas técnicas cabíveis devem ser seguidos os Princípios Contábeis (Resolução CFC 750/1993), onde entre outros constam os de "Oportunidade" e "Competência".

Pelo princípio de oportunidade os fatos devem ser registrados assim que forem evidentes, enquanto que pelo de competência os registros devem constar nos exercícios a que pertencerem.

Em coadunação a estes princípios é possível citar também o § 1º do Art. 186 da Lei 6.404/1976:

§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

Como sua dúvida é sobre a depreciação do imobilizado, é chegada a vez de citar uma parte da Resolução CFC 1.177/2009:

55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. (...)

Logo, pelas Normas apresentadas, a empresa deveria ter depreciado os bens quando a utilização deles teve início, todavia erroneamente nosso amigo Francisco Moreira a orientou a aproveitar isto diretamente nas contas de resultado do exercício corrente.

Se pelo princípio de competência cada fato deve ser reconhecido em seu respectivo período, se as despesas com depreciação forem contabilizadas retroativamente no presente exercício os valores dos controles estarão seriamente comprometidos e viciados, e sem falar que na área fiscal, dependendo do regime de tributação da empresa, no presente período de apuração não poderão ser imputadas despesas incorridas em períodos já encerrados.

Deste modo, em vez de integralmente as contabilizar despesas de anos anteriores no ano em curso, é necessário recorrer às técnicas de "ajustes de exercícios anteriores", assunto farto em nosso banco de dados.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 10:10

Bom dia colegas.

Pelas informações constantes neste tópico, o qual li e fiquei muito agradecido, ainda me proponho algumas dúvidas e queria o embasamento para os lançamentos. A princípio eu entendia que seria feito desta forma:

1) D- Caixa e C- Resultado na venda de Imobilizado(5- C. Compensação) (Pela venda)
2) C- Imobilizado e D- Resultado na venda de Imobilizado(5- C. Compensação) (Pela baixa do ativo)
3) D- Depreciação Acumulada e C- Resultado na venda de Imobilizado(5- C. Compensação) (Pela depreciação acumulada)

Pelo Lucro
D- Resultado na venda de Imobilizado(5-C. Compensação) e C- Lucro na Alienação de Imobilizado (4-CR - Receitas)

Pelo Prejuízo
C- Resultado na venda de Imobilizado (5-C. Compensação) e D- Prejuízo na Alienação de Imobilizado (3-CR - Despesas)

No caso eu entedia que deveria ser feito uma apuração em conta transitória (Classificação 5 na mascara do plano de contas) e o resultado ser repassado a respectiva conta.

No meu caso. Um veículo de R$ 25.000,00 onde já havia sido depreciado R$ 24.100,00 deixando um saldo de R$ 900,00 a depreciar.
Pela venda no valor de R$ 17.500,00 - R$ 900,00 houve um Lucro de R$ R$ 16.600,00.
Contabilizando apenas o R$ 16.600,00 na receita encerraria o procedimento. Ao efetuar os lançamentos com a Receita de 17.500,00 e conta de despesa de R$ 900,00 a apuração seria demonstrada pela DRE. O que eu não consegui entender é, porque lançar os R$ 900,00 em despesa se este é o valor remanescente (não depreciado) do Ativo Imobilizado ? Não vejo como despesa.
Gostaria de uma "luz" para essa questão. Obrigado caros colegas.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
ANA PAULA GRILLO LOPES

Ana Paula Grillo Lopes

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 15:09

Boa tarde

meu cliente está comprando um imobilizado usado e assumindo parcelas do financiamento de vendedor(será transferida para o nome do meu cliente).
Será pago uma quantia de R$ 50.000,00 ao vendedor do imobilizado e será assumido 10 parcelas de R$ 5.000,00 . O correto é o vendedor emitir a NF no valor de R$ 50.000,00 que é o que efetivamente vamos pagar a ele ou imobilizado menos depreciação?

obrigada

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Domingo | 14 julho 2013 | 00:37

Eu tenho uma dúvida também relacionada com a baixa de imobilizado.

Estou com um novo cliente e ele trocou de endereço e na mudança ele encontrou 3 computadores antigos adquiridos em 2004 os quais ele vai doar para uma instituição chamada "Mensageiro Da Caridade" aqui de Porto Alegre.

Fui no livro razão no ano de 2004 que o antigo contador enviou junto com a documentação e encontrei o lançamento da compra dos três computadores eles foram adquiridos por R$ 9.894,00 ou seja R$ 3.298,00 cada máquina.

Nos livros Razão dos exercícios seguintes, não encontrei os lançamentos de depreciação dos mesmos.

Minha dúvida como dar baixa corretamente destas máquinas? Quais lançamentos eu devo fazer? Já que não haverá a venda destas máquinas.

Agradecendo de antemão a atenção de vocês!

Ricardo

Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 14:02

Boa tarde!
Alguém sabe me dizer se é errado imobilizar DVD's de filme, que somam ao mes uma despesa que varia de mês pra mês, podendo chegar a ser de 2.000,00 p/mês. Detalhe: aqui é uma associação isenta de ir e esses dvd's são de filme - originais - para simples empréstimo aos associados. Após alguns anos, vendemos os mesmos por valor simbólico tipo 3 por 10,00.

Pergunto porque o contador anterior imobilizou e eu estou querendo parar de imobilizar. Se alguém puder ajudar, agradeço muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.