x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.096

Como contabilizar o aluguel pago a 03 beneficiarios

Selma Silva Martins

Selma Silva Martins

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 18:16

Boa tarde,

Lendo vários postes já colocados aqui para o aluguel entendi que tenho que fazer o calculo do IR sobre cada recibo quando a vários beneficiados no aluguel, mas gostaria de saber como devo proceder a contabilização deste aluguel:

- Valor do aluguel de PJ para a PF total R$ 12.000,00, sendo 03 beneficiários na seguinte proporção:
1º R$ 3.600,00
2º R$ 4.200,00
3º R$ 4.200,00

Pelo que entendi tenho que calcular o IR sobre cada recibo, mas depois não irei conseguir fechar a minha conta na contabilidade, pois se fizer o valor do IR sobre o calculo bruto (R$ 12.000,00) irá ficar maior do que o feito o calculo sobre cada recibo (beneficiário), como devo proceder?

No aguardo,

Anderson de Moura Lopes

Anderson de Moura Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 20:31

Selma Silva Martins vc não pode calcular o IR sobre os 12mil, deve calcular para cada beneficiario, desta forma seu IR será devido sobre os 3.600 / 4.200 / 4.200 e na DIRF abrir esses valores.
Não vejo problema em provisionar como despesa de aluguel os 12.000 inteiros no pagamento abrir por beneficiário e consequentemente abrir os valores de retenções do ir de cada um.
Abraços

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 20:58

Selma,

a contabilização deve ser realizada para cada aluguel, tendo em vista de que os lançamentos devem ser separados por ente beneficiário, visualizando os futuros lançamentos na DIRF.

Fernando Mendes
contador

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 22:08

olá, as informações acimas estão corretas pois leva-se p/o cálculo da tabela do imposto de renda somente o valor que está se paga individualmente p/cada beneficiário do aluguel recebido; pois conforme foi lembrado acima, dever-se-a ser informada na dirf do ano seguinte.

boa noite!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.