x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 13.279

Lucro/Prejuizo Suspenso

Celio Luis

Celio Luis

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 16:04

Me desculpe amigo,

O caso refere-se exatamente a essa pergunta do link indicado por vc,

ficou uma pergunta ao final do topico, que diz:

O saldo "Lucro Suspenso" ou "Prejuizo Suspenso" deverá aparecer no balanço da empresa por toda a "vida" dela?


precisava dimais da resposta, pq estou com varias empresas aqui, com essa situação, e nao sei se o saldo deve acompanhar a empresa nos balancos dos proximos exercicios


gostaria que me respondesse
se puder,

Muitissimo Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 18:27

Boa tarde Célio,

Devo-lhe desculpas por não ter notado seu último questionamento. Na verdade dei o assunto por encerrado sem me dar conta que não estava.

O saldo deve permanecer no Balanço sim, pois não havendo a possibilidade de compensá-lo (se prejuízos) ou distribuí-los (se lucros) não há como "retirá-los" do Balanço Patrimonial.

...

Celio Luis

Celio Luis

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Domingo | 24 fevereiro 2008 | 15:51

Boa Tarde Sr. Saulo.


Fiz conforme dito, mas acho que esta acontecendo algo de errado aqui, pois o saldo do Lucro Suspenso nao está aparecendo no Balanco de Janeiro/2008

No Balanco de 31/12/2007 o Saldo do Lucro Suspenso tambem nao está incluido na soma do total do patrimonio liquido,


será que o meu programa esta fazendo errado?


o que pode ser?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 24 fevereiro 2008 | 17:14

Boa tarde Celio,

Dificil (sem ver) dizer exatamente porque o saldo de Lucros em Suspenso não figura entre as contas de seu Balanço Patrimonial, mas vamos aventar algumas possibilidades. Para tanto recapitulemos o que deveria e o que foi feito.

Providências já tomadas
Ao elaborar o Balanço de Abertura em questão, verificou-se um diferença positiva (total das contas do Ativo maior do que o das contas do Passivo).

Vale dizer que ficou estabelecida a existência de lucros, que por se tratar de lucros meramente contábeis de distribuição proibitiva, convencionou-se denominá-los "Lucros em Suspenso".

Providências a serem tomadas
- Verifique se no Balanço de Abertura consta a conta "Lucros em Suspenso" que permite a igualdade entre o total das contas do Ativo com o das contas do Passivo.

- Você deve abrir uma conta intitulada "Lucros em Suspenso" no Patrimônio Líquido de seu Plano de Contas.

- Efetue o lançamento contábil que registra o lucro apurado no Balanço de Abertura levando a diferença encontrada pelo confronto do total das contas do Ativo com o das contas do Passivo, a débito da conta "Balanço de Abertura" e a crédito da conta "Lucros em Suspenso".

Se você seguiu estes passos e tomou estas providências não pode haver diferenças e a conta acima deve constar nos Balanços levantados.

confira.

...

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 10:37

Qual a forma correta de se criar essa conta de Lucros suspeso? "onde"
Dentro de qual conta sintética?

Criei dentro da conta "CONTAS AUXILIARES" que fica dentro do patrimonio líquido, no entanto o valor não aumento/diminui o PL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.