x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.528

Baixa de estoque

ANA ELISA DUARTE E SILVA

Ana Elisa Duarte e Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 17:48

Ola, boa tarde, uma empresa possui um estoque de 3 bilhões, empresa posto de gasolina no entanto jamais tem este toque, o que havia sendo feito para calcular o IRPJ e o CSLL era regra de três, totalmente errado. No entanto preciso baixar este estoque qual o procedimento deve ser realizado.

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 17:54

Elisa,

por que o estoque acumulou? Não estava sendo lançado o CMV?

Existem os procedimentos de perdas e deterioração, que no caso de mercadorias tributadas por ST, pode-se baixar o estoque com simples nota fiscal. Acho que não é o seu caso. Existe também documentos fiscal emitidos para baixa de estoque.

Como se calcula IR e CSLL por regra de três? Fiquei curioso...

att.

ANA ELISA DUARTE E SILVA

Ana Elisa Duarte e Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 13:16

CMV jamais sendo feito, fazia o valor manual para pagar guia CSLL e IRPJ sem fechar o balanço.
Então o estoque não existe este valor nunca. O que havia sendo feito era uma regra 3 doida de um antigo colega. Sei que não posso deixar este estoque primeiro porque não existe e segundo porque sou responsável e quero fechar um balanço correto.

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 13:49

Existe a possibilidade de se retificar os SPED's contábeis anteriores?

Do contrario você fica sem ter o que fazer.

Faça um balanço de abertura com data do dia que iniciará a contabilidade. Faça o juste de seu estoque de acordo com o ultimo inventário levantado e siga em frete com a contabilidade. Vai ficar uma diferença entre saldo inicial e saldo anterior dos balancetes em sequencia.

Infelizmente o colega que fez os fechamentos passados terá que se responsabilizar por eventuais problemas que possa ter em função dessa diferença, já que ele fez errado.

Sonia Bertoli

Sonia Bertoli

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 18:53

Boa noite

Uma empresa de comércio a varejo passou para nosso escritório em fevereiro/2014.
No Balanço Patrimonial de 31/12/2013 e de 31/01/2014, não consta valor de estoque, mas há valores de outras contas (caixa, salários a pagar, patrimônio líquido, impostos a recolher, etc.)
Os lançamentos de compra e venda de mercadorias eram feitos contra a conta caixa.
O proprietário nos comunicou ter entregue o inventário físico ao escritório anterior, com data de 31/12/2013 e valor aproximado de R$ 100.000,00.
Como posso regularizar esta situação para que fique com valor correto de estoque ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.