x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.133

TEREZA R M ESPINOSA

Tereza R M Espinosa

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 21:16

Boa NOite,

Prezados,

Faço os registros de movimentos de caixa da minha igreja com todos os movimentos de entrada e saída apenas no excel, no entanto estou com uma grande dúvida, a igreja fez um empréstimo para compra de um bem. Fiz o registro do valor do empréstimo no campo das entradas somando com ofertas e dizimos, em seguida quando a igreja adquiriu o bem, registrei a nota com seu respectivo valor em saída somando com os demais gastos, só que estou confusa pois ela ja está pagando as parcelas do empréstimo e agora não sei como faço o registro dessas parcelas pois penso que ficará em duplicidade ja que um vez lancei o valor ? Ajude-me nesta questão, como devo proceder com o registro?

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 21:38

Boa Noite Tereza,

Você pode lançar o pagamento das parcelas do empréstimo.

Vamos a um exemplo,

Sua Instituição é controlada através de um livro caixa de entrada e saída conforme você citou,

Imaginemos que no dia 01/01/2014 a instituição pegou um empréstimo de R$ 10.000,00 no banco para pagar em 24 vezes e você deu entrada no caixa em R$ 10.000,00

Suponhamos então que você realizou a compra do bem no valor de R$ 10.000,00 e deu saída do dinheiro no caixa, no entanto você ainda deve para o Banco correto? Pois você ainda não pagou o empréstimo que sera pago nos 24 meses seguintes, então mensalmente você da a saída do valor da parcela do empréstimo no seu livro caixa nos próximos 24 meses.

Espero ter ajudado,

Atenciosamente,

Vinícius

TEREZA R M ESPINOSA

Tereza R M Espinosa

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 22:06

Prezado Vinicios,

obrigada por ter respondido minha mensagem! O empréstimo foi feito exatamente a um ano atrás e seu valor foi de 8.000 feito na conta da tesoureira e membra da igreja, mas o valor foi aplicado em vários gastos e o único que lembro exatamente é o valor dos blindex no valor de 3.5000 e o restante foi aplicado em gastos cotidianos, pois a igreja estava em fase de construção! Agora como faço cancelo os lançamentos dos valores dos blindex e demais gastos e lanço somente os das parcelas que estão sendo pagas? Vinícius

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 23:37

Olá Tereza,

Não é necessário apagar os lançamentos passados, como eu disse anteriormente as situações são independentes uma da outra.

O fato de você gastar o dinheiro do empréstimo não quita a sua dívida com o banco, são situações diferentes.

Para o fluxo de caixa tanto as saídas com os gastos diversos com o dinheiro do empréstimo, como o pagamento das parcelas do mesmo, deve ser lançado no livro caixa,

Atenciosamente,

Vinícius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.