x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 9.755

Posso escriturar Matriz e Filial, juntas?

Lásaro Faciroli

Lásaro Faciroli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 10:51

Bom dia!

Gostaria de saber se posso escriturar Matriz e Filial juntas, apresentando um balanço só para as duas empresas Ex: Crio conta Caixa Matriz e Conta Caixa Filial, e assim sucessivamente para as demais contas.
Ou tenho que escriturar as duas separadas e depois consolidar os balanços?

Abraço!

Lásaro Faciroli

maxsoel rodrigues

Maxsoel Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 12:33

Bom dia Lazaro.

quanto a escrituração tem que ser separada, mais depende muito do software, alguns tratam matriz e filial como duas empresas dentro do banco de dados, em outros o banco de dado é o mesmo mais são diretórios diferentes, varia muito, mas com certeza deve existir uma diferenciação entre os lançamentos da matriz e da filial, quanto ao balanço, separado matriz e filial só pra fins gerenciais, para outros usuários como o governo o balanço é sempre consolidado, pois legalmente a filial não é outra empresa, é apenas uma extensão da matriz, os bancos sempre vão querer balanço consolidado pois as duas estão atreladas, para ilustrar ao analisar o endividamento da matriz deve se levar em conta as dividas da filial pois as duas respondem solidariamente pelos bens, diretos e obrigações uma da outra.


espero ter ajudado, um abraço!

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 13:33

Boa Tarde Lásaro!

O balanço pode sim ser feito desta maneira, eu costumo fazer assim a algum tempo já, inclusive a DRE também demonstrando por exemplo:

Vendas - Matriz
(-) Deduções - Matriz

Vendas - Filial
(-) Deduções - Filial

E assim, sucessivamente, é um método ótimo para fins de análise e comparações entre matriz e filiais.

Lembrando que como nosso companheiro Maxsoel disse, a escrituração deve ser separada.

Att,

Vinícius

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 13:59

Boa tarde a todos,

em meu entendimento a escrita contábil separada é opcional, pois se diz que a contabilidade é centralizada na matriz. Mesmo que você opte por separa as escritas das filas e da matriz, terá de transportar os resultados das filias para o balanço pratrimonial e DRE da matriz.

Cordialmente
Lyniker Lima santos

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 14:27

Boa Tarde Lyniker,

Me expressei mal, quis dizer a escrituração fiscal, no que se refere a apuração de impostos estaduais.


Att,

Vinícius

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 14:48

A sim,

agora entendi tudo. É que é "escrita" da mesma forma, não é? Escrita fiscal, escrita contábil. E com certeza, matriz e filias devem ter seus livros fiscais separados.

att.

maxsoel rodrigues

Maxsoel Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 15:18

ola colegas

para complementar acho que a grande vantagem de se ter uma escrita contábil separada é que quando existir uma necessidade gerencial, para uma analise individual de uma filial, você poderá gerar um balanço, um balancete, um fluxo de caixa só da filial, e assim tirar as conclusões se ela é viável ou não.
Caso seja lançada no mesmo banco de dados, ou no mesmo diretório a unica diferença sera as contas, neste caso fica complicado gerar uma demonstração individual.

mais concordo totalmente com vocês, o balanço pode ser feito desta maneira, só acho que gerencialmente fica melhor pelo menos se o diretório for separado.

por exemplo com o programa que trabalho existe o banco de dados para cada empresa, e dentro desse banco de dados você pode criar um diretório para cada estabelecimento, um para a matriz quantos forem preciso conforme o numero de filiais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.