x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.381

lançamento para adiantamento de clientes e aplicação neste c

Miguel Andrade

Miguel Andrade

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 19:28

Boa noite !
eu e minha turma de faculdade estamos fazendo um exercício no qual uma empresa fictícia a sxc eventos é uma prestadora de serviço no qual o cliente contrata ela para organizar eventos e receber os pagamentos das pessoas que desejam participar do evento.
temos os seguintes dados:
1 - o cliente Alfa contratou a Sxc para organizar uma evento que ira ocorrer em 31 dias;
2 - cada ingresso para o evento custa 10 reais já esta embutida uma a taxa de 3 reais cobrada pela sxc;
3 - cerca de 1000 pessoas compraram ingressos para o evento;
4 - todo valor recebido pela venda dos ingressos é depositado diretamente na conta corrente da empresa e no final de cada dia é transferido para uma conta aplicação da empresa;
5 - a Sxc emite a nota de serviço no dia do evento;
6 - no dia do evento a conta aplicação gerou um rendimento para a Sxc de 300 reais;
7 - no dia do evento a sxc resgatou o valor que foi arrecadado na venda dos ingressos menos o valor da taxa cobrada e transferiu para o cliente Alfa;

A) faça os lançamentos:
B) esse rendimento que a empresa teve é considerado legal ou é uma evasão fiscal?

Bem eu fiz os lançamentos da seguinte maneira:

pelo recebimento dos ingressos:

D - conta corrente(ativo)
C- Adiantamento de clientes diversos (passivo) 10.000,00

pela Aplicação:

D - conta Aplicação(ativo)
C - conta corrente (ativo) 10.000,00

pelo rendimento na conta aplicação :

D - conta Aplicação(ativo)
C- rendimento de conta aplicação(receita financeira) 300,00

pela emissão da nfe no dia do evento:

D - Alfa
C - receita de serviços 3.000,00

pelo resgate:

D - conta corrente(Ativo)
C - conta Aplicação (ativo) 7.000,00

Pela baixa do cliente e do adiantamento dos clientes:

D - adiantamento de clientes diversos(passivo) 10.000,00
C - Alfa(ativo) 3.000,00
C - Conta corrente(ativo) 7.000,00


Minhas duvidas são esses meus lançamentos estão corretos e esse rendimento de conta aplicação que Sxc teve com a aplicação pode ser considerado como uma evasão fiscal nesse caso ou se trata de uma operação dentro da legalidade?
desde já agradeço a ajuda de todos !

FERNANDO CESAR LEONARDO

Fernando Cesar Leonardo

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 10 anos Sábado | 26 abril 2014 | 12:00

Prezado Miguel,

Porque achas que é uma evasão? se a empresa tem o contrato com o cliente, e nele consta que o recebimento será um dos serviços prestados, com a posterior prestação de contas com o valor fechado, não há nada de errado em aplicar os valores recebidos. A receita será financeira, com a tributação do IR e CS.

Fernando Cesar Leonardo
Miguel Andrade

Miguel Andrade

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 13:10

Boa Tarde, perdão pela demora no retorno a suas msgs, eu estava na duvida pelo fato de ele ter adquirido uma ganho de capital com a conta aplicação com dinheiro no qual ele tem a posse porem não o direito.
Muito obrigado pela ajuda de vocês!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.