x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 965

Dristribuição de rendimento

DEIJI

Deiji

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sábado | 3 maio 2014 | 13:57

Boa tarde amigos!!
Estou com algumas duvidas com relação a distribuição de rendimento:
Quando uma empresa distribui o lucro gerado em um exercicio, como deve ser contabilizado esta distribuiçao na empresa?

Por exemplo: a empresa B distribuiu a seu socio 100.000,00 do seu lucro ref. o exercicio 2013

Eu posso contabilizar essa retirada em duas vezes por exemplo:
50.000,00 em 30/11/2013
50.000,00 em 31/12/2013
ou deve ser lançados as retiradas no ano subsequente?

ou como deve ser feito essa contabilizaçao da distribuiçao de lucro???


ainda tenho muitas duvidas relacionado a leis, normas contabeis, que rege os procedimentos contabeis, bem como esse, espero que me compreendam. desde ja agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Domingo | 4 maio 2014 | 09:13

Bom dia Deijiane

A partir do instante em que você apura o lucro - quer seja pela presunção ou (recomendável) pela demonstração de resultados - você pode distribui-los. Desde (é claro) que obedeça as condições para tanto. São elas; a existência de disponibilidades, o fato da empresa não estar em débito com a Previdência Social e Receita Federal e observância dos percentuais de participação de cada sócio no quadro societário.

A distribuição pode ocorrer em duas ocasiões:

Antes do final do exercício e no final deste.

No primeiro caso a contabilização dar-se-á a débito da conta "Antecipação de lucros" no "Ativo Realizável" e a crédito da conta "Bancos Conta Movimento" ou "Caixa". Ao final do exercício você deverá zerar a conta de antecipação levando os valores pagos a débito da conta "Resultado do Exercício" e a crédito da conta "Antecipação de Lucros".

No segundo caso a contabilização será:

D - Resultado do Exercício - CR
C - Lucros a Distribuir - PC

D - Lucros a Distribuir - PC
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento - AD

Legendas:
CR - Contas de Resultado
PC - Passivo Circulante
AD - Ativo Disponivel

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.