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Importação de mercadoria do Paraguai para p Brasil

JAQUELINE BATISTA

Jaqueline Batista

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 10:49

Bom dia pessoal!!!

Tenho uma dúvida sobre importação de mercadorias para revenda do Paraguai para o Brasil (a empresa compradora é Lucro Real) .

A empresa compradora que está no Brasil importou mercadorias do Paraguai e utilizou transporte terrestre (caminhão).
Segundo a empresa brasileira, ela mesma recolheu todos os impostos (PIS/ COFINS/ IPI/ I.IMPORTAÇÃO) não utilizando despachante e a única despesa que teve foi o frete da mercadoria do Paraguai para o Brasil.

Eu sei que quando se faz importação utilizando o Porto existem várias despesas como frete, armazenagem, marinha mercante entre outras além dos impostos e que tudo isso é feito através de um despachante que cobra honorários.

Mas o nosso cliente que importou do Paraguai nos afirmou que só pagou os impostos e o frete da mercadoria do Paraguai para o Brasil.

A minha dúvida é: Se a mercadoria foi importada por via terrestre (caminhão) quais são os documentos que o importador deve enviar para a contabilidade já que ele não utilizou serviço de despachante??

É possível fazer esse tipo de importação é só pagar os impostos e o frete sem nenhum outro tipo de despesa ou taxa alfandegária??


Desde já agradeço!!! :)

ALEXANDRE DE JESUS PINTO

Alexandre de Jesus Pinto

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 12:53

Boa tarde Jaqueline,

Se eles fizeram todo o desembaraço aduaneiro ( emissão de D.I, pagamento de impostos quando necessários PIS/COFINS/ICMS/IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO ), o que deve ser enviado para a contabilidade, é a nota fiscal de entrada das mercadorias ( nota fiscal feita pela própria empresa importadora relacionando todos os valore pagos no momento do desembaraço juntamente com o valor da mercadoria ( taxa de câmbio do desembaraço x quantidade da moeda estrangeira ) e o conhecimento de frete ( pelo que entendi é transportadora nacional ). Ambos os documentos serão lançados no fiscal e contabilidade;

Espero ter ajudado,

Alexandre J Pinto

JAQUELINE BATISTA

Jaqueline Batista

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 13:42

Alexandre, obrigada!!

Só mais uma dúvida:

Na contabilidade os lançamentos serão:

D: Mercadorias p/ revenda (valor total da NF)
C: Fornecedor estrangeiro

D: PIS/ COFINS/ ICMS/ IPI a recuperar (cada um na sua conta contábil, de acordo com a D.I. e NF)
C: Mercadorias p/ revenda

D: Importação em andamento (Imposto importação, frete)
C: fornecedores estrangeiros

D: Mercadorias p/ revenda
C: Importação em andamento (Imposto importação, frete) zerar essa conta

D: Fornecedor estrangeiro
C: Banco (pagto. de câmbio)

Esta correto?

ALEXANDRE DE JESUS PINTO

Alexandre de Jesus Pinto

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 14:24

Respondendo seu questionamento na ordem mencionada:

1º = procede; ( estoque x fornecedor )
2º = procede; Obs: confirmar % de cofins pago no desembaraço; Se for pago 8,6% ( em algumas situações ocorrem ), a diferença de 1% sera agregado ao custo da mercadoria, não sendo possível recuperação;
3º = procedimento correto é debitar no estoque o valor do frete líquido dos impostos recuperáveis ( pis/cofins ) e icms se for o caso e creditar transportadora a pagar ( se for a prazo )
4º = não procede;
5º = procede;

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