x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.656

Balanço Patrimonial como Ajustar para os valores ficarem cer

Julian Marques Gomes

Julian Marques Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 09:46

Bom dia!

Como muitos sabem, é muito difícil termos um balanço patrimonial em conformidade como exatamente é. Porém, minha intenção dentro da empresa onde trabalho, é exatamente o contrário, gostaria que as Demonstrações Contábeis da empresa servissem como uma realidade da empresa, não gostaria que minha Demonstração Contábil servisse apenas como um Demonstrativo qualquer.

Porém, esta empresa ela já existe há algum tempo, e com isso algumas contas podem estar defasadas relativamente, então, gostaria de ajustar algumas contas, para ficar correto com o que eu realmente tenho no meu patrimônio.

A minha intenção inicial é ajustar as contas de disponibilidades, Banco e Caixa, só que não sei como que eu faço para ajustar o Saldo Existente em minha empresa com o Saldo Contábil no Balanço.

É possível ajustar, mesmo que haja uma diferença grande?

Sei que não é uma tarefa muito fácil de fazer, mas tenho como meta, trazer um balanço do que realmente tenho em minha empresa, e não valores que servirão apenas para aprovações de Empréstimos e por aí em diante...

Erich José Ribeiro Santos

Erich José Ribeiro Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 10:22

Julian Marques Gomes ,

Acredito que seria feito pelo processo de retificação de lançamentos contábeis, que se dividem por:

- Estornos: utilizado quando ocorre duplicidade ou por erro na conta credora e devedora.
- Complementação: utilizado para complementar os valores lançados anteriormente, para mais ou para menos.
- Transferência: utilizado no caso de lançamentos em contas incorretas, anulando a conta incorreta e transferindo o valor para a conta correta.

No caso para correção de valores deve ser feito a complementação de forma que fique registrado o valor adequado de cada conta. Ficarei acompanhando o seu tópico pois eu tenho dúvidas em relação ao assunto, como bases legais para executar essas retificações, em quais casos posso realizá-las e o que pode comprovar o motivo da retificação em uma eventual fiscalização.

Espero ter ajudado um pouco que seja e ficarei acompanhando se alguém pode esclarecer minhas dúvidas a respeito do assunto.

Atenciosamente, Erich José.

Julian Marques Gomes

Julian Marques Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 14:44

Ajudou sim, mas minha dúvida é como irei estornar, com que conta irei fazer contrapartida da que eu desejo estornar.

Existe uma conta especifica de Estorno?

Realmente, após fazer os ajustes a dúvida fica quanto a fiscalizaçao quando questionarem.

Também estou no aguardo por mais resposta, mas já me ajudou, de onde que eu devo partir. Agora só falta saber como irei fazer o lançamento contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.