x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.629

Data de contabilização de entradas no estoque de materiais d

Carla Costa

Carla Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 09:31

Bom dia

Tenho uma dúvida bem simples, acredito, qual a data deve ser feita a contabilização das entradas de compras no estoque da empresa? A data da nota fiscal, ou a data que efetivamente o produto foi recebido. Caso seja feito pela data em que entrou no setor de compras, e este lançamento venha integrado para a contabilidade, há algum problema em a nota por exemplo ter data de emissão de 30/04, porém ser contabilizada em 08/05?

Grata

Will Lima

Will Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 18:14

Carla, o registro contábil em conta de estoque, deve ser efetuado no momento do recebimento da mercadoria. Pois no inventário, o saldo da conta de estoque, tem que bater com o físico.

Se o seu sistema, efetua o lançamento no momento da compra, o lançamento deveria ser em outra rubrica, talvez, estoque em trânsito.

att

Débora Alves Viana

Débora Alves Viana

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 15:47

Aproveitando o tópico tenho uma dúvida quanto a contabilização do estoque, uma suposição: houve compra de matéria prima que será utilizado na produção
- 10.000 kg de madeira, por 2,00 o kg ( com 10% de IPI embutido no preço)

o lançamento neste caso será:
D - matéria-prima 12.550,00
D - IPI a recuperar 2.000,00
D - PIS a recuperar 330,00
D - COFINS a recuperar 1.520,00
D - ICMS a recuperar 3.600,00
C - fornecedor 20.000,00

o lançamento está correto?

e a outra dúvida é quando eu tiver que transferir uma quantidade necessária para fabricar um produto, por exemplo, são necessário 10 kg de madeira para a fabricação do produto "X", o valor da transferencia será de R$ 2,00 o kg (no caso 20,00) ou será o valor já deduzido os impostos?

* PIS / COFINS não cumulativos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.