x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.342

Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 10:13

Bom dia pessoal
Faço a contabilidade de uma empresa cuja atividade é de prestação de serviço, é uma academia.
Meu cliente comprou maquinas com seu CPF. Minha dúvida é de como faço para formalizar uma doação dele (CPF) para a empresa (CNPJ) ?

Obrigado.

FERNANDO CESAR LEONARDO

Fernando Cesar Leonardo

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 10 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 10:22

Tiago, bom dia.

A melhor opção é fazer o aumento de capital social e integralizar as máquinas adquiridas pelo sócio, pelo valor de aquisição, assim não haverá tributação alguma.

Caso seja feita doação, o doador deverá recolher o ITCMD (alíquota variável entre as UF de 2% a 5%), porém, atentar ao valor de limiteda isenção do imposto.

Fernando Cesar Leonardo
Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 10:44

Obrigado Fernando
Na verdade não sei muito bem como proceder neste caso pois ele ja tem um capital social inicial alto e ainda não tem imobilizado na empresa pois comprou tudo pelo CPF.
Sabe me dizer qual seria a melhor maneira de contabilizar isto?

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 11:57

Bom dia,Tiago!

Não sei se estarei lhe oferecendo a solução legal do fato que você colocou.Mas,um caminho que lhe indico,seria uma declaração de doação feita pelo sócio.

Ele deve ter evidentemente as notas fiscais das compras desses Imobilizados em nome da sua(dele) pessoa física.

Para que ele doe legalmente,bastaria que ele fizesse uma declaração descrevendo cada ítem doado e colocasse as cópias das Notas Fiscais dessa compra(por prudencia,autenticar as cópias dessas notas) anexas à essa declaração de bens doados.A seguir,emitir uma nota de entrada dessas doações.E a seguir faze a contabilização normal,debitando as contas do Imobilizado e creditando a conta de Capital.Vejo essa saída legal para a PJ.Quanto à pessoa Física dele,deverá ter na sua declaração de Imposto de Renda, renda compatível para ter adquirido os equipamentos em questão.Verifique esses dois aspectos(o da Pessoa Jurídica e o da Pessoa Física do sócio que está fazendo a doação).

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.