x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.361

Ausência dos gastos gerais, dos insumos e da mão de obra dir

Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 19:57

Pessoal, boa noite.

Dei uma pesquisada no fórum sobre os tópicos de controle de estoque para esclarecer a dúvida mas nenhum se encaixou no meu caso em particular, peço a ajuda de quem puder se disponibilizar.


Estou com um caso de uma empresa que é Indústria, recebemos o controle de estoque deles todo mês e o mesmo não contempla os insumos, a mão de obra direta e nem os gastos gerais de fabricação. Ainda sim, o controle apresenta o CPV mensalmente e a posição dos estoques de matéria-prima e produtos acabados. A minha dúvida é a seguinte:


Em relação aos gastos gerais de fabricação, insumos e mão de obra direta, eu poderia fazer apenas a transferência dos mesmos para as respectivas contas de estoque ou consideraria eles como custos devidamente aplicados no processo integrando-os na DRE para apuração do resultado junto com os CPV's já apurados?

Visto que trata-se de inventário permanente, não tenho como apurar direto no plano de contas o CPV, restando apenas creditar a conta de estoque de produtos acabados em razão do CPV já apurado. Ficam sobrando no resultado a mão de obra direta, os gastos gerais e os insumos.

Obs. A empresa não tem controle de almoxarifado.


Agradecido,pessoal.


Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 16:51

Boa tarde, Leonardo.


Eu já sei que é custo, o fato é que esses custos não entraram no controle de estoque da empresa e nem mesmo na apuração do CPV. O CPV apurado por eles só contempla matéria-prima e produtos acabados sem estes gastos gerais de fabricação e mão de obra. A dúvida é se ficaria assim na DRE devido a esta situação:


Receita bruta
( - ) abatimentos
( = ) lucro bruto

( - ) CPV ( já apurado pela empresa)
( - ) Mão de obra direta
( - ) gastos gerais
( - ) insumos

No meu entendimento, deveria ser feito rateio destes custos que não foram incluídos no controle, já que eu só poderia baixar do estoque a porcentagem referente aos produtos vendidos.

Por isso minha dúvida ainda persiste, se eu abater o total de mão de obra, gastos gerais e o total de insumos, entendo que o resultado não será real.

A empresa insiste que não inclui esses que sobraram por não controlar estoque de almoxarifado, mesmo assim há controvérsia em relação a mão de obra direta, já que a mesma está relacionada ao processo produtivo e integra o estoque.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.