x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.198

AVP (Ajuste A Valor Presente)

CAROLLYNE ALMEIDA

Carollyne Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 10:50

Olá bom dia!
Estou precisando muito saber como eu faço para fazer um lançamento de AVP(AJUSTE A VALOR PRESENTE) na contabilidade? Em qual conta e como devo fazer esse lançamento? Qual o valor do juros e como devo calcular o valor a ser lançado? O lançamento seria de um imóvel, um apartamento que custou R$ 150.000,00 sendo que 50.000,00 foi dado de entrada e 100.000,00 parcelado. Estou precisando fazer esse lançamento para poder imprimir o Livro Diário. No aguardo, obrigada!

Victor Reis

Victor Reis

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 10:17

Bom Carollyne,
Vou me ater apenas a contabilização. O Calculo do AVP pode não ser simples de explicar por aqui e por isso sugiro que peça a um expert que faça para você. Por ser o Departamento Financeiro, o Gerente do banco ou algum economista ou contador mais experiente e com acesso aos seus dados.

O tal expert te dará um valor de prestações mensais referente ao valor nominal (que somado totaliza os 100.000) e um adicional de juros em cada prestação (que totaliza o juros a pagar. Em nosso exemplo será 20.000 ok?

Você contabiliza assim:

Quando da venda:
Db - Ativo Imobilizado - Apto - 150.000
Cr - Ativo Circulante - Caixa ou Bancos - 50.000
Cr - Passivo - Contas a Pagar - Compra de Imóvel - 120.000
Db - Passivo - (redutora) Contas a Pagar - Juros sobre Compra Parcelada - 20.000

A diferença deste tratamento é que você já reconhece o juros na conta a paga e baixa o valor na redutora. No grupo de Contas a Pagar, o valor é de 100.000, as separando assim, você segue para a contabilização seguinte.

Quando da provisão do juros mensal (como exemplo, o juros mensal será de 2.000):
Db - Despesa de Juros - 2.000
Cr - Passivo - (redutora) Contas a Pagar - Juros sobre Compra Parcelada - 2.000

Este lançamento se repete mensalmente, e de forma independente aos pagamentos, que afetam a conta credora do passivo.

Espero que tenha ajudado, se permanecer alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.

Victor Reis
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.