x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.757

O que posso lançar no livro caixa?

Claudia Regina

Claudia Regina

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Vendas
há 10 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 23:13

Boa noite!
Tenho uma duvida sobre o livro caixa, que é um tanto específica.

Meu noivo é MEI e está sendo meu fiador do Fies e o banco exigiu que levassemos um documento chamado DECORE.
Para fazer esse DECORE precisamos de um livro caixa com registro de pelo menos os ultimos 6 meses, que até o momento não haviamos feito.
Então minha pergunta é; posso lançar coisas como combustível, alimentação de funcionário, estacionamento, compra de computador (que é essencial para a realização das atividades da empresa) no livro caixa?
Lembrando que o importante para nós não é se esses gastos poderão ser utilizados para dedução no imposto de renda, e sim, apenas para comprovação de renda e aprovação do fies, pois além do DECORE o banco solicitou tambem o livro caixa.

Por favor, nao entendo muito do assunto, então posso nao entender alguns termos tecnicos.
Muito obrigada!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 06:50

Claudia Regina

No livro caixa deverá ir "todas" receitas da empresa e "todas" despesas da empresa, não pessoa fisica.

Se tiver conta bancária tem que estar batendo os saldos corretamente.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
LUIZ CARLOS BITENCOURT JUNIOR

Luiz Carlos Bitencourt Junior

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 09:59

Olá Claudia,

O livro caixa não tem segredo, você deve detalhar tudo que a empresa recebeu do seus clientes, sendo venda ou prestação de serviço, especificando a data, o valor e o cliente, e também todas os gastos que a empresa obteve (data, valor e fornecedor), detalhando um a um de forma diária.
É interessante informar o CPF e o CNPJ.
Se a empresa tiver conta bancaria, a movimentação (entrada e saída do dinheiro) deve estar descriminada no livro caixa também de forma diária.

É muito importante que a movimentação bancaria da empresa não misture com a movimentação pessoal.

Espero ter ajudado.

Luiz Carlos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.