x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.322

Contabilizar empréstimo bancario

Jefferson Fernandes

Jefferson Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 16:43

Ola pessoal, espero que possam me ajudar.
Sou desenvolvedor de software e tudo o que sei de contabilidade e o que tenho estudado e achado em forums como este.


Estou desenvolvendo um software contábil e comecei a fazer a parte de empréstimos.
Eu gostaria de saber que tipos de lançamentos devo fazer.

Vejam o exemplo:

Um empréstimo de R$200.000,00
Taxas administrativas de R$ 2.000,00
IOF de R$3.000,00
Valor da parcela de R$6.000,00
em 36x

Pelo o que eu analisei , corrija-me se estiver enganado é:

Valor total do empréstimo : 6.000,00 x 36 = 216.000,00

Empréstimo liquido:200.000,00 - 3.000,00-2.000,00 = 195.000,00

CONTRATAÇÃO

DEBITO - ATIVO-> Ativo circulante -> Disponibilidade -> Bancos conta movimento R$ 195.000,00
DEBITO - DESPESAS=>Despesas Financeiras=>Tarifas Bancarias=>Tarifas e despesas Bancarias diversas R$ 2.000,00
DEBITO - DESPESAS=>Despesas Financeiras=>Despesas de juros=>Juros encargos sobre empréstimos*IOF R$ 3.000,00
DEBITO - PASSIVO=>Passivo circulante=>empréstimos e financiamentos=>Empréstimos=>Juros a transcorrer (-) R$ 5.333,33 | =>16.000,00/3
DEBITO - PASSIVO=>Passivo não circulante=>Exigível a longo prazo=>Empréstimos=>Juros a transcorrer (-) R$ 10.666,67 | =>16.000,00-5.333,33


SALDO DE DÉBITOS :216.000,00

CREDITO - PASSIVO=>Passivo circulante=>empréstimos e financiamentos=>Empréstimos=>Empréstimos bancários(CP) R$ 72.000,00 (12 MESES)
CREDITO - PASSIVO=>Passivo não circulante=>Exigível a longo prazo=>Empréstimos=>Empréstimos bancários(LP) R$ 144.000,00

***-----------------------------------------------------------------------------------------------

PAGAMENTO DAS PARCELAS

DEBITO - PASSIVO=>Passivo circulante=>empréstimos e financiamentos=>Empréstimos=>Empréstimos bancários(CP) R$ 6.000,00
CREDITO - ATIVO-> Ativo circulante -> Disponibilidade -> Bancos conta movimento R$ 6.000,00

DEBITO - DESPESAS=>Despesas Financeiras=>Despesas de juros=>Juros encargos sobre empréstimos R$ 444,44 |=> 16000/36 55.333,3 / 12 = 444.44
CREDITO- PASSIVO=>Passivo circulante=>empréstimos e financiamentos=>Empréstimos=>Juros a transcorrer (Redutora de passivo circulante) R$ 444,44


Alem do lançamento contábil eu gostaria de saber como calcular o juros desta operação?
Cada banco tem um juros?

Em uma tela de software caberia eu só pedir estes valores que eu informei a vocês ou teria que ter o valor do juros também?

Desde já agradeço



ALEX DANTAS DA SILVA

Alex Dantas da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 17:50

Olá,

Cada banco possui uma taxa de juros, porem eles tem um limite dado pelo sindicato, o que você deve analisar é que tipo de juros o banco usa, se composto ou simples, mas além disso eu sugiro fazer alguma ferramenta que no momento da contabilização apareça a opção para inserir o valor do juros no caso de não encontrar o percentual dado pelo banco, pois quando for fazer alguma contabilização de empréstimo é no mínimo necessário estar com o contrato do mesmo em mãos, pois com certeza será informado os valores aplicados pelo banco.

A Graça precede o arrependimento verdadeiro por meio da fé salvífica em Cristo Jesus. Efésios 2.8.

Ratio Contabilidade e Serviços
Watts 84 9849-3722
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 18:06

Lembrar sempre da natureza de cada conta vai te ajudar na hora de criar as contas e/ou organiza-las.

Banco (AC)
Banco (PC PNC)
Juros (CR)
Taxas (CR)

E por ai vai...Boa sorte. Li seu descritivo e estão corretos seus moldes de registro.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 07:45

Bom dia Jefferson

Por oportuno cabe lembrar que o período considerado de "longo prazo" (Passivo Não Circulante) é o que inicia-se a partir do mês subsequente ao do término do exercicio seguinte.

É o que se lê na NBC T 3.3.2 aprovada pela Resolução CFC 686/90 que:

Exigível a Longo prazo
São as obrigações conhecidas e os encargos estimados, cujos prazos estabelecidos ou esperados, situem-se após o término do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.


Logo, você não pode considerar no Passivo Circulante apenas 12 parcelas (principal e encargos)

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.