x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.322

Contabilizar empréstimo bancario

Jefferson Fernandes

Jefferson Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 16:43

Ola pessoal, espero que possam me ajudar.
Sou desenvolvedor de software e tudo o que sei de contabilidade e o que tenho estudado e achado em forums como este.


Estou desenvolvendo um software contábil e comecei a fazer a parte de empréstimos.
Eu gostaria de saber que tipos de lançamentos devo fazer.

Vejam o exemplo:

Um empréstimo de R$200.000,00
Taxas administrativas de R$ 2.000,00
IOF de R$3.000,00
Valor da parcela de R$6.000,00
em 36x

Pelo o que eu analisei , corrija-me se estiver enganado é:

Valor total do empréstimo : 6.000,00 x 36 = 216.000,00

Empréstimo liquido:200.000,00 - 3.000,00-2.000,00 = 195.000,00

CONTRATAÇÃO

DEBITO - ATIVO-> Ativo circulante -> Disponibilidade -> Bancos conta movimento R$ 195.000,00
DEBITO - DESPESAS=>Despesas Financeiras=>Tarifas Bancarias=>Tarifas e despesas Bancarias diversas R$ 2.000,00
DEBITO - DESPESAS=>Despesas Financeiras=>Despesas de juros=>Juros encargos sobre empréstimos*IOF R$ 3.000,00
DEBITO - PASSIVO=>Passivo circulante=>empréstimos e financiamentos=>Empréstimos=>Juros a transcorrer (-) R$ 5.333,33 | =>16.000,00/3
DEBITO - PASSIVO=>Passivo não circulante=>Exigível a longo prazo=>Empréstimos=>Juros a transcorrer (-) R$ 10.666,67 | =>16.000,00-5.333,33


SALDO DE DÉBITOS :216.000,00

CREDITO - PASSIVO=>Passivo circulante=>empréstimos e financiamentos=>Empréstimos=>Empréstimos bancários(CP) R$ 72.000,00 (12 MESES)
CREDITO - PASSIVO=>Passivo não circulante=>Exigível a longo prazo=>Empréstimos=>Empréstimos bancários(LP) R$ 144.000,00

***-----------------------------------------------------------------------------------------------

PAGAMENTO DAS PARCELAS

DEBITO - PASSIVO=>Passivo circulante=>empréstimos e financiamentos=>Empréstimos=>Empréstimos bancários(CP) R$ 6.000,00