x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.569

Novo cliente chega sem ter contabilidade

Glauber Costa

Glauber Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 09:29

Prezados Colegas,


Acabo de conquistar um cliente, que possui mais de 9 anos de operação e todos eles sem contabilidade. Nunca foi feito nenhuma escrituração contábil desta empresa.

Entrei em contato com a fiscalização do CRC\RS, e questionei sobre o meu problema. Em resposta o fiscal me informou que deveria solicitar uma declaração do empresário informando estas condições (nunca teve contabilidade), e fazer um adendo ao meu contrato informando que apesar do mesmo prevê a escrituração de contabilidade a mesma só irá iniciar a partir de 01/01/2015. Devido ao fato de o cliente não possuir nenhum registro contábil e conforme a legislação, somente empresas que estão iniciando suas atividades poderiam ter um balanço de abertura durante o exercício.

Colegas vocês concordam com esta posição do fiscal? Porque eu não posso fazer o balanço de abertura agora em junho/2014, e começar a regularizar parte de exercício. Não seria melhor assim?

Eu particularmente não concordo com esta posição do CRC, e gostaria de argumentar tendo fatos para interpor esta orientação.

Grato.

Glauber Costa
Bel. Ciências Contábeis
CRC/RS 079455
Email: [email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 16:38

Glauber Costa,

Um dos quesitos mais importantes que considero ao admitir cliente em nossa carteira, é verificar sua situação, notadamente sobre as demonstrações financeiras, se estão atualizadas.

Tendo pego a escrita em 2014, deverá NO MINIMO, contabilizar a escrituração contábil retroativamente a 01/01/2014, devendo proceder os lançamentos do balanço de abertura.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Glauber Costa

Glauber Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 19:29

Hugo Ribeiro

O problema de retroceder é que o cliente não possui a documentação organizada, até tentamos conciliar as contas bancárias e organizar os documentos, mas o cliente não tem nenhuma organização.

Obrigado por participar.

Glauber Costa
Bel. Ciências Contábeis
CRC/RS 079455
Email: [email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 23:04


Glauber Costa,
boa noite.

mas o cliente não tem nenhuma organização.


Se hoje já é complicado trabalhar com clientes organizados, imagine o custo-benefício de ter em nossa carteira, contribuinte desse porte, que fatalmente rouba-nos o precioso tempo que deveria ser dedicado ao aos clientes pontuais.

Sei que o que vou dizer não adiantará em nada para solução do seu imbroglio, mas eu não teria pego a contabilidade de quem encontra-se nessa situação.

Boa sorte.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.