x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.413

Como dividir despesas de empresário que trabalha em casa?

Daniela

Daniela

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 18:37

Olá a todos,

Tenho uma ME optante pelo Simples Nacional. Realizo o trabalho em minha própria casa. Qual é a forma correta de separar as despesas da PF e PJ? Exemplo: aluguel, luz, água, telefone, internet, gás, gastos com alimentação.

Todas essas contas estão em nome de PF.

Desde já, agradeço.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 21:17

olá, a receita federal admite até * 20% (um quinto) dos gastos c/água e esgoto, luz, gás, telefone fixo e celular, internet, condomínio, alimentação, como dedutíveis p/fins de escrituração no livro caixa (carnê leão) , logo basta vc elaborar uma planilha no excel onde vai relacionar todos esses gastos, e aplicar 20%, então vc obterá custo mensal p/manter tua empresa em atividade.

* www.receita.fazenda.gov.br
pergunta 401


boa noite!

Daniela

Daniela

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Segunda-Feira | 19 maio 2014 | 14:17

Olá Telmo,

Obrigada pela resposta, mas no meu caso, eu sou Pessoa Jurídica e não profissional autônoma. Eu não uso o carnê-leão (ainda não recebo pró-labore) . Como trabalho em minha residência, gostaria de saber qual é a porcentagem que posso deixar para a empresa pagar como conta dela.

Desde já, agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.