x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 957

Como lançar um pagamento de Simples Nacional pago em anos an

BRUNNA FERREIRA MENDES

Brunna Ferreira Mendes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 09:54

Olá,

Estou contabilizando uma empresa com base no Simples Nacional e descobri que no mês de dezembro de 2010 foi provisionado o valor do Simples e o pagamento não foi lançado em 2011, agora eu gostaria de corrigir e lançar no ano de 2013.
Como eu faço esse lançamento? Tenho que criar a conta Ajuste de Exercícios anteriores ou só faço o lançamento na conta Prejuízos Acumulados?

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 11:48

olá, tenta descobrir se foi pago pelo banco em 2011, basta fazer uma busca no sistema pelo valor da guia autenticada, pode-se ter 4 situações:

1) o débito (relativo ao pgto. da guia) foi lançado equivocadamente numa conta do resultado,
nesta situação contabilize:

data: 02/01/2013
d: simples nacional a pagar (passivo circulante\obrigações fiscais)
c- ajustes contábeis de exercícios anteriores (patrimônio líquido)
vlr ref. n/transferência do lançamento. número xxx de xx/xx/2011 do livro diário número xxx relativo ao exercício de 2011.

2) o débito foi lançado equivocadamente na conta caixa, nesse caso,a correção vai ser

d- simples nacional a pagar
c- caixa (ativo circulante\disponível)
histórico: idem ao exemplo acima

3) o débito foi lançado equivocadamente noutra conta do ativo ou passivo, nesse caso a correção fica:

d- simples nacional a pagar
c- qualquer conta do ativo ou passivo
histórico = igual ao primeiro exemplo acima

4) de fato não foi contabilizado o pagamento dessa guia, então a correção vai ficar igual ao exemplo 2, porém o histórico deve ser:

vlr ref. n/pgto. guia xx/2010.

se a conta caixa não tiver saldo suficiente p/fazer o pgto. dessa guia, temos 2 situações,
1) ou a guia foi mesmo paga pelo banco (podendo ter sido paga inclusive por conta particular do proprietário ou de um dos sócios da empresa)
2) a conta caixa esta vindo c/saldo incorreto.

bom dia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.