x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.137

Contabilizar saldo em haver com um cliente que não será mais

THIAGO AUGUSTO MATHIAS

Thiago Augusto Mathias

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 14:12

Caros Colegas, estou com a seguinte situação.

Em 2009, uma empresa lucro presumido, prestou serviço de construção de estruturas metálicas para um cliente, que por este serviço recebia valores antecipados.

- Adiantamento de Clientes (D) - Passivo Circulante
- Banco (C) - Ativo Circulante
- 20.000,00

Por um desfazimento de negócio entre as partes ficou um saldo a Crédito na conta Adiantamento de Clientes, no qual esse valor foi transferido para uma outra conta no Passivo Circulante denominada Obrigações Diversas (nome do cliente).

- Obrigações Diversas (C) - Passivo Circulante
- 20.000,00

Nessa mesma conta foi lançado na época um valor de custos e despesas dos materiais que já teriam sido usados em produtos na obra, lançados assim:

- Recuperação de despesas - (C) - Resultado não Operacional
- 18.000,00

Mas ainda ficou um saldo a crédito na conta Obrigações Diversas, valor este que na época, a empresa já tentou um acordo para devolução ao cliente. Sendo que passados alguns anos, esse valor ficou "vagando" na contabilidade, a empresa quer eliminar esse valor da contabilidade, já que não haverá mais a cobrança deste.
Alguém teria alguma sugestão para eu fazer esse acerto?

Obrigações Diversas (D)
Qual a conta a crédito (C) ???
2.000,00

Sei que é meio confuso, mas não sei como fazer esse lançamento, até porque na época outra que fazia a escrituração dessa empresa.

Grato, se alguém me ajudar.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sábado | 24 maio 2014 | 09:19

olá, a princípio faz-se o seguinte lancto.:

debite - obrigações diversas
credite- lucros e perdas (outras despesas\receitas operacionais)
vlr ref. (explicar o motivo pelo o não pagamento)
$ 2,000

bom dia!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.