Thiago Augusto Mathias
Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade Caros Colegas, estou com a seguinte situação.
Em 2009, uma empresa lucro presumido, prestou serviço de construção de estruturas metálicas para um cliente, que por este serviço recebia valores antecipados.
- Adiantamento de Clientes (D) - Passivo Circulante
- Banco (C) - Ativo Circulante
- 20.000,00
Por um desfazimento de negócio entre as partes ficou um saldo a Crédito na conta Adiantamento de Clientes, no qual esse valor foi transferido para uma outra conta no Passivo Circulante denominada Obrigações Diversas (nome do cliente).
- Obrigações Diversas (C) - Passivo Circulante
- 20.000,00
Nessa mesma conta foi lançado na época um valor de custos e despesas dos materiais que já teriam sido usados em produtos na obra, lançados assim:
- Recuperação de despesas - (C) - Resultado não Operacional
- 18.000,00
Mas ainda ficou um saldo a crédito na conta Obrigações Diversas, valor este que na época, a empresa já tentou um acordo para devolução ao cliente. Sendo que passados alguns anos, esse valor ficou "vagando" na contabilidade, a empresa quer eliminar esse valor da contabilidade, já que não haverá mais a cobrança deste.
Alguém teria alguma sugestão para eu fazer esse acerto?
Obrigações Diversas (D)
Qual a conta a crédito (C) ???
2.000,00
Sei que é meio confuso, mas não sei como fazer esse lançamento, até porque na época outra que fazia a escrituração dessa empresa.
Grato, se alguém me ajudar.