x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.008

Contabilização Estimativa Não Paga

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:45

Boa tarde a todos.

Procurei no fórum algo sobre o assunto, mas não consegui sanar minha duvida.

Estamos encerrando a contabilidade de uma empresa do ano de 2013, Lucro Real Anual. Acontece que em fevereiro de 2013 foi levantado o balanço de redução/suspensão para cálculo do IR e CSLL, porem o mesmos não foram pagos. Vamos recolher esse imposto agora em 05/2014, para evitar que haja a multa punitiva por parte da Receita Federal. A minha dúvida é como vou contabilizar esse imposto antecipado que não foi pago.

Quando é feito o pagamento lançamos da seguinte maneira

D: IR Estimado a Compensar
C: Cx/Banco.

Mas a minha dúvida é como contabilizar um imposto o qual se trata de uma antecipação e não foi pago ?

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 21:44

olá, contabiliza-se:

data: 28/02/2013
debite - irpj estimado a compensar/recuperar (a\ac\tc)
credite- irpj a recolher (p\pc\ot)
vlr ref. n/apuração irpj competência 02/2013
$ xxx

data: 28/02/2013
debite - csll estimada a compensar/recuperar (a\ac\tc)
credite- csll a recolher (p\pc\ot)
vlr ref. n/apuração csll competência 02/2013
$ xxx

>> os valores provisionados deverão ser declarados na dctf e na dacon de 2013, e serem pagos por darf's, acrescidos das multas e dos juros de mora.

legenda:
a = ativo
ac = ativo circulante
ot = obrigações tributárias\fiscais
p = passivo
pc = passivo circulante
tc = tributos a compensar\recuoerar

boa noite!

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 08:32

Bom dia Telmo.

Mas é correto eu já contabilizar como um tributo a recuperar/compensar sendo que não paguei o mesmo ?
A contabilidade de 2013 irá ser fechada sem o recolhimento deste imposto já que o mesmo irá ser recolhido em atraso agora em 2014.

Att;

André

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 08:54

olá, a provisão faz-se em 28/02/2013 mas o pgto. é em março/2013; faz-se a provisão p/cumprir-se com o princípio de competência;

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 09:27

Ok Telmo, mas acho que não fui muito feliz na minha explicação.

Para que eu possa ter o direito de compensar o imposto PAGO por estimativa, eu tenho obviamente que pagar o mesmo. Somente assim poderei lançá-lo como um imposto a recuperar/compensar. (meu entendimento)
Concordo que devo sim fazer o lançamento da provisão obedecendo o princípio da competência, mas o que eu não concordo seria em lançar esse imposto em uma conta a compensar, antes que o mesmo fosse pago. Como vou fechar o balanço com saldo na conta de imposto a compensar, sendo que o mesmo não foi pago, logo não me gerou o direito de compensá-lo ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.