x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.861

Escrituração contabil despesa

By Maia

By Maia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 junho 2014 | 16:24


Boa tarde.

tenho uma duvida empresas optante pelo simples nacional eu posso fazer o lançamento de um boleto que não veio a nota fiscal para a despesa?

O lançamento contábil ficaria assim:

D - Despesa
C - banco

R$ 100,00

compra de um filtro de agua.

Ou posso lançar para o caixa

D - Caixa
C - Banco

100,00

Ou posso lançar para Ant. Distrib. Lucros

D - Ant. Distrib Lucros (Ativo)
C - Banco

100,00

Como apenas tenho um boleto do documento eu posso lançar para a Despesa? Ou não? Esta correto?

Obrigada...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 07:02

Bom dia By Maria

Até que se consiga a Nota Fiscal que deu origem ao boleto em questão, o lançamento contábil deve ser a débito da conta "Adiantamento a Fornecedores" e a crédito da conta "Caixa" ou "Bancos Conta Movimento".

Reúna-se com os responsáveis por esta empresa para que exijam do fornecedor em questão a Nota Fiscal que regularizará o reconhecimento contábil da operação.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 13:38

Boa tarde Rodrigo

Neste caso basta um recibo com as assinaturas do doador/contribuinte e da associação confirmando a contribuição.

Naturalmente se esta contribuição é habitual/assídua porque o elemento é associado a está associação, o simples boleto representando a mensalidade será bastante, se respaldado no Estatuto da Associação ou Ata de Assembleia que preconize a referida contribuição mensal, trimestral ou até mesmo anual.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.