x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.614

Lançamentos Contábeis

Catherinne L Lobo Marreiro

Catherinne L Lobo Marreiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 08:20

Caros colegas,

Uma associação de moradores tem um trator e esta presta serviços para os agricultores na colheita de milho e feijão e recebe como pagamento milho e feijão ( percentual da renda desta debulha) .Dúvidas : como fazer o lançamentos desta receita paga com produtos , e a receita da venda destes produtos pelo um valor superior ao custo dos serviços.
Seguem os lançamentos conforme acho, porém não estou segura .
Pela prestação dos serviços:
Debito – Estoque (produtos recebidos de terceiros)
Credito- Receita Prestação serviços trator

Pela venda dos produtos:
Debito – Custo dos produtos vendidos ( esta no grupo custo/ despesas )
Credito – Estoque

Debito – Caixa ou Banco
Credito- Venda dos produtos

Fico grata pela a ajuda.

Wilson Barros Laranjeiras

Wilson Barros Laranjeiras

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 10:37

bom dia


Na Minha opinião, a associação deve emitir a nota de prestação de serviço, com valor em dinheiro, mesmo que não o receba, portanto

D- Clientes (agricultores)
C- Receita de prestação de serviços


Quando for recebida os produtos a contabilização deve ser feita como compra de fornecedores:

D- Estoque
C- Fornecedores (agricultores)

posteriormente que deve ser feita a compensação:

D - Fornecedores (agricultores)
C- Clientes (agricultores)

A venda desses produtos esta correta porém deve ser observada:
A tributação sobre estas operações
As atividades da associação
Os CNAES


espero ter ajudado

Wilson Laranjeiras
Catherinne L Lobo Marreiro

Catherinne L Lobo Marreiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 14:47

Caro amigo Wilson Laranjeiras, agradeço a sua resposta

Agora, será que no recebimento dos produtos não seria melhor fazer o seguinte lançamento, já que ocorre o pagamento com produtos:

D Custo dos Produtos Recebidos

C Clientes

Não usaria a conta estoque, pois a associação não tem controle de estoque permanente. Levantaria o estoque no final do ano e o valor deste levaria para conta correspondente no ativo circulante( Estoque).
Vejo que a receita que foi reconhecida ,quando emitida NF da prestação de serviço, está aparecendo, novamente, na venda destes produtos. Caso incida imposto , estará havendo bitributação. Estou interpretando desta forma, estou correta?

Desde já, agradeço sua atenção

Wilson Barros Laranjeiras

Wilson Barros Laranjeiras

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 16:21

boa tarde


custo dos produtos recebidos? qual a classificação em que voce quer colocar esta contábil.
Se você estiver querendo usa-la no mesmo sentido da conta "CMV" nao esta correto, o que eu estou querendo dizer, é que a situação figura duas operações
Prestação de serviço.
compra de produtos para comercialização
é um caso comum que acontece no dia a dia das empresas, a unica diferença é que são feita compensações dos valores devidos, você não deve pensar que a associação recebe em produtos pois ela não recebe, você tem que visualizar que a associação gera receita de prestação de serviço e usa essa receita para comprar produtos dos agricultores, visualize a situação desta forma, ficara mais fácil para entender os lançamentos.
e nesse caso a associação recebe os produtos para revender certo? então ela comercializa produtos agropecuários.( veja se no contrato da associação esta inclusa esta atividade) como ela comercializa, ela tem que ter estoque e quando vender estes produtos deve ser calculado o "CMV" e a tributação pertinente.



Qualquer duvida, pode falar

Wilson Laranjeiras

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.