x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.447

Contabilidade de Associação sem fins lucrativos

BRUNO RIBEIRO DE FREITAS CAMPOS

Bruno Ribeiro de Freitas Campos

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 16:40

Senhores minha duvida é a seguinte:

Faço a contabilidade de uma associação sem fins lucrativos, mas essa associação recebe doações e tem também diversos cursos aonde ela recebe um valor mensal. Está associação também realiza diversos eventos e dai que sai o seu sustento (Receita). Minha duvida seria a seguinte, no final do período ela gera um superavit, agora eu deixo isso como superavit acumulado mesmo, ou isso teria que ter alguma destinação? porque na verdade a duvida também é a seguinte, porque chega um certo momento que esse superavit acumulado irá ficar com um valor absurdo.

Alan Victor

Alan Victor

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 18:46

eu sempre deixo o saldo do ano anterior na conta superavit acumulado (2013)
já os superavit de anos anteriores eu acrescento a conta "Patrimônio da Entidade"

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 08:25

Bom dia Bruno

Desde que aprovadas as Demonstrações contábeis em Assembleia Geral, o Superavit Acumulado deve ser transferido para conta "Fundo Patrimonial" do grupo "Patrimônio Social Liquido" que substitui a conta "Patrimônio Líquido" .

...

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 10:54

olá, segue abaixo excelentes manuais de consulta:


> manual de procedimentos contábeis para fundações e entidades de interesse social:

www.mpto.mp.br


> * caderno de procedimentos aplicáveis à prestação de contas das entidades do terceiro setor (fundações)
portalcfc.org.br

* há tópicos muito bons que podem ser aplicados para outras entidades sem fins de lucros.

bom dia!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.