x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.510

Encerramentos das contas pelo encerramento de empresa

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 13 junho 2014 | 13:50

Boa tarde Maria

Levante um Balanço na data do encerramento, Desta forma as contas de resultado (Receitas, Custo e Despesas) serão encerradas

Transfira para conta "Conta Corrente - sócio tal" os bens, direitos e obrigações que couberem a cada sócio.

Isto feito promova os seguintes lançamentos na conta "Balanço de Encerramento". Esta conta pode ser aberta no grupo de Resultados, pois é transitória e será zerada.

Lançamentos:

D - Balanço de Encerramento
C - Contas com saldo devedor (individualizadas)

D - Contas com saldo credor (individualizadas)
C - Balanço de Encerramento

Se todos os lançamentos estiverem corretos, a conta "Balanço de Encerramento" terá saldo zero

...



Letícia Regina Souza

Letícia Regina Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 12:53

Boa tarde Saulo.

Tenho uma dúvida a respeito desse assunto que não estou conseguindo esclarecer pelas minhas pesquisas.
Estou preparando uma empresa para fazer o encerramento.
Ocorre que o resultado final está apresentando prejuízo e também não tem caixa para efetuar a devolução do capital para os sócios.
Como devo proceder com essa situação nos lançamentos para zeramento das contas patrimonais (PL) capital social e prejuízos acumulados?
Se puder me ajudar agredeço muito.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.