x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.143

Operações entre Filial e Matriz

OLGA  SCHLUSAZ

Olga Schlusaz

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 11:03

Acabei de receber um cliente que tem Matriz e Filial, como nao tenho experiencia nessa area, peço ajuda ao pessoal.
Estou fazendo fechamento do balanço do ano 2013. No balancete da empresa vi que tem uma conta no Grupo Longo Prazo, intitulado Operações com FILIAL e OPERAÇÕES COM MATRIZ, apresentado um saldo (na filial e na matriz ) . A filial fechou com prejuizo. O Saldo dessa conta mostra uma transferencia "grande" pra filial (inicio das atividades por isso fechou com prejuizo alem do valor que matriz destinou - que esta nessa conta) Minha pergunta é: Esse saldo da conta Operações com Filial deve "aparecer no Balanço", fica sempre acumulando saldo.. ou eu teria que transferir esse valor para outra conta ? Esse vlr da transferencia aumentaria o valor do prejuizo apurado pela filial?

Joclécio Freitas Santos

Joclécio Freitas Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 13:36

Boa tarde Olga,

Em se tratando de Operações entre Matriz e Filial o Interessante é segregar a contabilidade das mesmas, assim será mais objetiva em extrair informações gerenciais mais precisas de ambas. Além do mais ficaria bem mais claro para usuários externos, como seu caso, "enxergar" os fatos ocorridos no dia-a-dia da empresa.

JOCLÉCIO FREITAS SANTOS
Bel. CONTADOR
[email protected]
(79) 989-1812

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.