x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.652

Empresa sem contabilização

WILLIAM REIS DA SILVA

William Reis da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 junho 2014 | 19:02

Boa Noite Colegas!

Pesquisei no fórum e não achei nada dentro do que necessito, se por acaso já exista desculpem minha falhar.

Seguinte acabei de fechar com cliente (lucro real - empresa de grande porte) que tinha funcionários que faziam, escrita, contabilidade e departamento pessoal e um colega de profissão assinava. Porém em 2012 a empresa entrou em uma crise financeira por "N" fatores e param de pagar o sistema contábil, então eles ficaram de dezembro de 2012 até agora sem fazer absolutamente nada, fiscal, contábil e trabalhista a não ser as obrigações acessórias.

Enfim, meu escritório acaba de assumir tudo e como não tem balanço fechado em 2012, gostaria de saber (base legal) se posso fazer uma balanço de abertura em 01/12/2012 com base no razão que foi feito pelos funcionários dele até 30/11/2012 e fechar esse balanço em 31/12/2012 e seguir daí para frente com a parte contábil.

Desde já agradeço a colaboração+

"A Felicidade não está no objetivo final, mas sim em todo caminho"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 08:12

Bom dia William

... Porém em 2012 a empresa entrou em uma crise financeira por "N" fatores e param de pagar o sistema contábil, (...)

... gostaria de saber (base legal) se posso fazer uma balanço de abertura em 01/12/2012 com base no razão que foi feito pelos funcionários dele até 30/11/2012 e fechar esse balanço em 31/12/2012 e seguir daí para frente com a parte contábil.


Se o contador foi dispensado em 2012 deve ter assinado o Balanço Patrimonial de 31/12/2011 e se os funcionários continuaram com o Razão até 30/11/2012, não cabe um Balanço de Abertura pois você tem todas as informações necessárias para contabilizar o período 01/01/2012 a 31/12/2012 partindo do Balanço de 31/12/2011 e utilizando as informações dadas pelos funcionários.

...

WILLIAM REIS DA SILVA

William Reis da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 08:30

Obrigado Saulo,

Ocorre uma questão nisso tudo, é que nosso colega de profissão realmente só assinava, ele nunca conferiu absolutamente nada que era feito pelos funcionários da empresa ele recebi para assinar e somente assinava.
E eu analisando os documentos da empresa já peguei muitas falhas então o que tenho para trás, ou seja, 30/11/2012 não é muito confiável.

"A Felicidade não está no objetivo final, mas sim em todo caminho"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 09:25

Bom dia William,

Só elabore Balanço de Abertura se celebrou Contrato de Prestação de Serviços com esta empresa mencionando que sua responsabilidade inicia-se em 01/01/2013 e que a mesma não mantinha contabilidade regular em períodos anteriores.

Desta forma você terá o respaldo necessário para elaboração do balanço em questão.

...

JORGE  SUGUIYAMA

Jorge Suguiyama

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 14:15

Olá Saulo.. tenho um problema parecido..

Preciso fazer um levantamento de um balanco onde a empresa "perdeu toda a contabilidade", partindo apenas dos bens que estão no processo.
Nesse processo, possui informações de veículos, imóveis, e outros bens que possui.. Como farei isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.