x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 621

Compra e venda de maquinário usado

Juliana Sgroi

Juliana Sgroi

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 15:51

Boa tarde a todos!

Estou com uma dúvida. Minha microempresa presta serviço de manutenção e comercio de peças para outras indústrias.
Tenho um cliente que quer comprar um aquecedor usado e tenho outro que quer vender. Para a empresa q está vendendo trata-se de um ativo imobilizado. Não sei como está a depreciação, mas o aquecedor é de 1987.
Minhas dúvidas são: como será essa nota de entrada, se é que existe? Como será minha nota de saída? Qual a alíquota q pagaremos de imposto, já que em nossa empresa esse artigo não é um ativo imobilizado?

Muito obrigada,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 08:08

Bom dia Juliana

De um moda geral os procedimentos devem ser

Empresa vendedora:
- Emite Nota Fiscal de venda de bens do ativo
- Contabiliza a baixa do bem
- Apura o ganho de capital, note que o bem está totalmente depreciado
- Paga o IRPJ (se optante pelo Simples Nacional) ou o IRPJ e a CSLL (se pelo Lucro Presumido, ou Real)

Empresa compradora:
- Contabiliza em estoques de mercadorias contra Fornecedores
- Promove o pagamento (Fornecedores a Caixa ou Bancos)
- Quando da futura venda emite Nota Fiscal de venda de mercadorias (Clientes a Receitas)
- Calcula, contabiliza e paga os impostos devidos sobre a venda de mercadorias de acordo com o sistema tributário adotado.

Para saber mais acerca da contabilização propriamente dita, promova pesquisa no banco de dados do Fórum, estou certo de que obterá as respostas que procura, pois tais assuntos já foram largamente comentados/discutidos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.