x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 14.610

Debitar em Material de Consumo ou Creditar no Caixa?

Eduardo Souza

Eduardo Souza

Bronze DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 16:45

Pessoal,

Estou iniciando na área contábil e me surgiu uma dúvida na contabilização de uma nota de entrada.

A empresa é optante pelo Simples Nacional e a mercadoria é para uso próprio, consumo. Estou fazendo o seguinte lançamento:

C- Fornecedores (PC)--> R$ 100,00
D- Material de consumo (CR) --> R$ 100,00

Está correto? A minha dúvida é que na verdade não mexi no caixa, certo? Me confundi. Esse dinheiro não tinha que sair do caixa?

A compra foi a vista.

Obrigado!

Ricardo Danillo França de Lima

Ricardo Danillo França de Lima

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 17:09

Eduardo,

levando em conta o regime de competência, esse lançamento que você descreveu seria se no caso a compra fosse a prazo, esse lançamento seria a despesa incorrida, e o lançamento do pagamento você debitaria a conta de Fornecedor e Creditaria a conta caixa no ato do pagamento.

Mas como a compra foi á vista:

D -Material de Consumo (C.R.)
C - Caixa (A.C.)

Ricardo Danillo
Analista Contábil
Rede de Farmácias Permanente AL/PB/PE
[email protected]
Eduardo Souza

Eduardo Souza

Bronze DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 20:21

Ricardo, muito obrigado pela ajuda, foi extremamente útil.

Partindo dessa ideia, sem querer abusar, como seria o lançamento de uma nota de Serviços Prestados a vista e a prazo?

Nos sistemas pode ser feito todo lançamento no Fiscal? Ou seria no Contábil?

Desde já agradeço sua disposição em ajudar!

Boa noite!
:)

Leandro Morais

Leandro Morais

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 22:05

Boa noite, Eduardo!

Muito embora respeite a interpretação do colega acima, discordo. Apesar de se tratar de uma compra à vista, o mesmo deverá ser registrado em conta do passivo em contrapartida de uma conta de resultado (algumas empresas possuem estoques, desconsiderado nessa situação). O passivo é uma obrigação presente, cuja origem é um fato pretérito, que será liquidado com um Ativo (Dinheiro). No meu entendimento, o ativo deve utilizado para pagamentos de passivos (Obrigações), e não para pagamentos de despesas. Logo, entendo que os lançamentos deveriam ser:

Pela aquisição:
D – Material de Uso e Consumo (R)
C – Fornecedor (PC)

Pelo pagamento:
D – Fornecedor (PC)
C – Caixa ou Banco

Imagine-se efetuando o lançamento diretamente na despesa, e a crédito de caixa/ banco. Se seu cliente, ao analisar o balancete, questionar quanto foi que ele pagou a determinado fornecedor, você será capaz de respondê-lo?! (considere que estará somente com o balancete em mãos, sem acesso a razão).

Leandro.

Eduardo Souza

Eduardo Souza

Bronze DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 10:02

Bom dia Ricardo!

Seriam as duas situações, prestando o serviço e contratando também.
Desde já agradeço a ajuda e atenção!
Abraço!




Leandro, obrigado pela ajuda também!

Interessante ver que existem outras interpretações.

Abraço!

Ricardo Danillo França de Lima

Ricardo Danillo França de Lima

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 14:59

Leandro, ok respeito sua opinião, mas mesmo se fazer esses lançamentos citados, não apareceria no balancete, pois seria zerado dentro do mesmo mês, como eu disse, eu faria esse tipo de lançamento apenas se a compra fosse a prazo, pois no primeiro lançamento esta gerando uma obrigação no meu passivo, obrigação essa que não existe, pois a compra foi a vista.

Ricardo Danillo
Analista Contábil
Rede de Farmácias Permanente AL/PB/PE
[email protected]
Leandro Morais

Leandro Morais

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 16:43

Boa tarde, Ricardo!

Novamente, de forma respeitosa, discordo do seu comentário, embora saiba que na prática ocorra. Se efetuar o lançamento, acima citado, você visualizará no seu balancete que aquela conta contábil houve lançamentos a débito e a crédito de igual valor, que ensejará em saldo 0 (zero), mas está sim, configurada no seu demonstrativo. Diante disso, entendo que o dispêndio foi pago a um fornecedor, e não a uma despesa (resultado), portanto devendo ser registrado no seu passivo, e não direto no resultado. Imagine a hipótese de uma empresa trabalhar à vista, você não iria registrar nada no passivo?! Seria tudo lançado no resultado, sem especificações dos fornecedores de quem adquiriu?!

Leandro.

ALEX HENRIQUE

Alex Henrique

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 junho 2014 | 10:50

Está correto seu lançamento.

São dois procedimentos que devem ser seguidos na compra.

Compra de material para uso e consumo

D: Desp. Uso e Consumo ou a Despesa mais apropriada
C: Fornecedores (passivo)
R$ valor da nota fiscal

Depois voce vai pagar ou a vista ou a prazo tanto faz

D: Fornecedores (passivo)
C: Caixa ou Banco

Alex Henrique de Moraes
e-mail: [email protected]
WhatsApp: +55 31 99225-7638

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.